Dicas de passeio para o fim de semana em SP por Reinaldo Calazans

Dicas

Casa de vidro reunia grandes nomes da arquitetura e intelectuais da época

A casa de vidro é considerada um ícone da arquitetura moderna, o primeiro projeto da arquitetura ítalo-brasileira. Localizada na região do Morumbi, em São Paulo, a construção da casa iniciou-se entre 1950 e 1951. Pertencia ao Casal Pietro Maria Bardi e Lina Bo, que viveram por mais de 40 anos nesta linda construção.

Lina Bo Bardi nasceu na Itália em 05 de Dezembro de 1914. Foi uma arquiteta renomada e entre seus trabalhos tinha um ótimo relacionamento e uma boa convivência com outros grandes nomes da arquitetura. Entre suas principais obras estão Solar do Unhão – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, SESC Pompéia – Fábrica São Paulo 1977 e o imponente Museu de Arte de São Paulo, São Paulo 1958- considerada sua obra prima.

Além de uma arquitetura espetacular e admirável a casa de vidro era ponto de encontro de intelectuais e arquitetos da época. Hoje abriga o Instituto Lina Bo e P.M Bardi, com o único objetivo de divulgar e promover a arquitetura, urbanismo, design e arte popular. Vale a pena conferir!

Serviço

Visitação: exposições temporárias

De quinta a domingo, das 10h às 16h (com permanência até 16h30)

Entrada franca.

Telefones

Casa de Vidro: +55 (11) 3743 3875

Rua General Almério de Moura, 200

05690-080 – São Paulo / SP – Brasil

 

MUBE- Museu Brasileiro de Escultura recebe todos os domingos feira de antiguidades

Um dos principais museus da cidade de São Paulo, disponibiliza em sua programação uma feira de objetos antigos e peças com grande valor histórico.

É uma feira de pequeno porte, porém entre os utensílios estão porcelanas francesas, quadros de artistas renomados, pinturas, gallès, tapetes persas, arte sacra, livros, mobiliário francês e brasileiro, esculturas e relógios. O mais interessante neste espaço é que todos os produtos são expostos na marquise do museu. O local é bem diversificado e diferente pela sua arquitetura. A feira de antiguidades e design reúne mais de 60 antiquários de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O museu fica ao lado do MIS (Museu da Imagem e do Som).

Serviço

Para mais informações, entrar em contato com Geovani Benites

Tel.: 2594-2601 Ramal 24.

MUBE

Museu Brasileiro da Escultura

Av. Europa, 218 – São Paulo – Brasil

11 2594-2601 – mube@mube.art.br

Horário de funcionamento

Terça a domingo das 10h30min as 18 h

Entrada também pela Rua Alemanha, 221.

 

VEJA TAMBÉM: Cinema: Estreias da semana (18 de janeiro) com Davi Novaes

 

MAM- Museu de Arte Moderna tem como missão colecionar, estudar, incentivar, difundir e tornar acessível à arte contemporânea

Fundado em 1948 o museu tem uma ótima localização, está localizado no famoso parque Ibirapuera o mais importante da historia da cidade de São Paulo, disponibiliza de um acervo rico em representatividade da arte moderna contemporânea, são mais de 5 mil obras produzidas por nomes renomados.

As principais exposições são realizadas em duas salas. As demais mostras são exibidas na biblioteca e nos corredores, onde ocorre o programa projeto parede. O museu também mantém uma ampla variedade de programas e atividades culturais incluindo cursos, palestras, espetáculos musicais e performances. O melhor de tudo é que o visitante pode explorar dois programas culturais em um único dia, atrações que ocorrem no complexo do parque e visitar o museu e conhecer melhor sua história e seus atrativos.

Para maiores informações acessem o site http://mam.org.br/

Serviço

Museu de Arte Moderna de São Paulo

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n° – Parque Ibirapuera

São Paulo/SP – Brasil

T 55 11 5085-1140

atendimento@mam.org.br

Acessível para deficientes físicos.

Horário

Terça a domingo e feriados, 10h – 18h.

Bilheteria até 17h30.

Ingresso

R$ 6,00. Gratuito aos domingos.

Meia-entrada para estudantes, mediante apresentação de carteirinha

 

 Reinaldo Calazans é especialista em cultura. 
Contato
Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home  

Redes Sociais
Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/  
Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/