Um simples movimento de se abaixar para pegar uma mala sem flexionar os joelhos e pronto! Suas férias podem estar ameaçadas se, ao levantar, você sentir uma dor lombar insuportável. Se isso acontecer com você, prepare-se para mudar o roteiro das férias e esperar por uma temporada de trabalhos puxados na sala de fisioterapia. “Você pode, neste momento, estar pagando um preço muito alto pelos erros de postura que cometeu enquanto estava trabalhando. E aí não tem jeito, nesses casos o tratamento deve começar imediatamente”, afirma o ortopedista Maurício Marteleto, especialista em dor de coluna.
VEJA TAMBÉM: O que é a roncopatia infantil?
Por isso, ao planejar as férias, não esqueça de se prevenir das dores de coluna enquanto ainda está trabalhando. Comece desde já a mudar hábitos simples. “É preciso fazer um trabalho em cima da postura, consertar hábitos errados, reforçar a musculatura e controlar o peso”, afirma o médico.
Adote uma rotina de exercícios para fortalecer a musculatura do tronco. Fazer caminhadas e alongar o corpo ao longo do dia são medidas simples que dão resultados rápidos quando os primeiros sintomas aparecem. “Se você se conscientizar que o alongamento é parte da tarefa que você precisa realizar, já terá adotado uma importante medida para prevenir a dor nas costas. Lembrando que o alongamento deve ser feito antes, durante e depois da tarefa”.
Na hora da viagem você deve prestar atenção ao peso das malas, bolsas e mochilas. “É fundamental que você flexione os joelhos e distribua o peso pelo corpo para não forçar a coluna”, ensina.
Outro cuidado é com o uso de calçados inapropriados, como tênis errado para o tipo da pisada. E você deve estar atento até na hora de ouvir uma informação ou ler algum cartaz: “A pessoa nem percebe, mas é comum nesta hora adotar uma postura errada para ouvir ou ver melhor. A pessoa se entorta tanto que pode ocasionar o problema”.
s