O nosso país é rico em variedades e produção de frutas – porém, por conta do dia a dia (a vida corrida dos brasileiros), muitas pessoas esquecem de consumi-las.
Outro motivo que influencia a diminuição desse consumo é o recente mito que frutose é uma vilã para a saúde!
VEJA TAMBÉM: Chlorella por Andrea Ávila
A frutose é a última coisa que você deverá se preocupar em relação às frutas. O primeiro ponto – e mais importante – é que elas são fontes ricas em fibras, água, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento intestinal, sistema imunológico, prevenção de doenças e retardo da progressão de algumas patologias, como o Alzheimer. Mais: podem ser ótimas aliadas para refeições de pré e pós treino ou até consumidas durante provas de longas distâncias, como corrida ou triatlo.
Para quem não sabe, a frutose nada mais é que um carboidrato que está presente no açúcar das frutas e é transportada para o fígado onde será convertida a glicose, que estará disponível na corrente sanguínea. Parte dela poderá ir para o fígado e outra parte para os músculos para gerar energia e auxiliar em outros processos que o nosso corpo precisa.
Já foram feitas reportagens justificando que a frutose é uma vilã pois poderia causar obesidade e até mesmo cirrose. Vale lembrar que todo tipo de consumo excessivo é prejudicial à saúde – mas em ambas as hipóteses, só aconteceria algum dano se a ingestão fosse muuuito exagerada. O elevado consumo de frutose é associado com o aumento do índice de obesidade, alterações no perfil lipídico e na resistência à insulina. Porém as frutas não são as únicas fontes de frutose, o xarope de milho encontrado em diversos produtos industrializamos é fonte e contém alto teor – e muitas vezes é mais consumido do que a própria fruta. Ele é também encontrado em refrigerantes, sucos artificiais, cereais matinais, molhos, etc.
VEJA TAMBÉM:
Obesidade x Reeducação Alimentar por Dra. Letícia Manduca
Recomendo o consumo de frutas diariamente, pelo menos 3 tipos diferentes. Essa ingestão reduz os riscos de doenças cardiovasculares e câncer. Também é sempre recomendado que se coma a fruta ao invés de ingerir o suco, para aproveitar mais as vitaminas, minerais e principalmente fibras que que vão auxiliar na função intestinal.
a