Não há segredo! Quem deseja uma pele perfeita precisa tirar alguns momentos do dia para cuidar das cutes. Sol, poluição e vento são umas das exposições diárias que a pele sofre. Pensando na necessidade de cada fase, um time de especialistas indica hábitos necessários para cada faixa etária.
Para todas as idades.
Independente da faixa etária todas possuem um mesmo objetivo: manter a pele com aspecto saudável. Para isso, a biomédica Luciana Godinho, especialista em estética facial e corporal explica: “Independente da faixa etária é importante retirar a maquiagem, abusar do uso de protetor solar (desde a infância) e beber muita água.”
VEJA TAMBÉM:
Problemas na pele causados pela poluição e radicais livres por Tatiana Freitas
Aos 20 anos
Não ache que a pouca idade possa ocasionar na isenção de cuidados. Aos 20 anos a ocorrência de acne é maior por conta da pele oleosa ou mista comum nessa faixa etária. A biomédica dá uma dica para combater o problema: “Para combater a oleosidade é importante usar produtos para o problema, por exemplo, sabonetes antioleosidade são uma ótima alternativa”.
Além disso, Dra. Luciana alerta que a hidratação de acordo com o tipo de pele é um grande aliado para a prevenção nesse período.
Aos 30 anos Apesar de os 30 anos ser considerado hoje os novos 20, chegar nessa idade ainda deixa muitas mulheres, literalmente, de cabelo em pé. O surgimento de rugas, marcas de expressão, manchas na pele e até flacidez, que são um grande pesadelo para o universo feminino, ficam mais acentuados a partir dos 30 e por isso, essa fase requer cuidados diferenciados. Mas não precisa se desesperar, dá para se manter linda e jovem mesmo assim, basta mudar os cuidados que tinha antes e começar a realizar atividades específicas para a nova fase. |
VEJA TAMBÉM: Pintas por Dra. Denise Steiner
Dra. Luciana Godinho explica que os cuidados com a pele devem ser redobrados a partir dos 30 anos. Segundo a especialista, é nessa idade que o corpo começa a sentir deficiência na produção de colágeno, o que em consequência favorece o surgimento de flacidez, rugas, marcas de expressão entre outros. Por isso, é necessário um cuidado especial.
“Não precisa ficar desesperada, porque para tudo hoje em dia tem jeito. Basta investir em cremes específicos para a hidratação da pele e em procedimentos estéticos como os Peelings”, explica Luciana.
A partir dos 40
A dermatologista Andréa Sampaio da clínica Dermasense menciona que nessa fase a pele está mais madura, mas ainda assim pode ser oleosa e deve ser hidratada com produtos leves, de textura gel, creme ou sérum, preferencialmente à noite. O protetor solar deve ter textura seca para evitar o brilho e o surgimento de acne.
Para amenizar rugas e pés de galinha a dermatologista explica: “O melhor procedimento para amenizar as rugas periorbitais, os chamados “pés de galinha” é a toxina botulínica. A região deve ser também hidratada com produtos apropriados para esta área e protegida da radiação UV.”
A partir dos 50
Assim como aos 40, a pele aos 50 anos está mais madura e é necessário cuidado diário domiciliar, como hidratação, produtos anti envelhecimento, além da proteção contra poluição e radiação UV. É importante usar produtos sem sabão, ou com baixo poder detergente, como cremes de limpeza. O uso de esfoliante deve ser esporádico, no máximo 1 x a cada 15 dias para evitar irritações e ressecamento.
“No consultório dermatológico há diversos recursos que podem ser usados nesta faixa etária para manter a pele jovem e a auto estima dos pacientes. Um ótimo exemplo é a toxina botulínica que alivia rugas e suaviza as expressões. Há ainda os bio estimuladores, que promovem resultados naturais e os preenchedores, além de peelings e tratamentos a laser, que são ótimos auxiliares na prevenção do envelhecimento da pele,” explica Andréa.
Dra. Luciana Godinho é biomédica especialista em estética facial e corporal. Dra. Andréa Sampaio é dermatologista. |