É muito comum as espinhas aparecerem em momentos da vida de muita variação hormonal (como na adolescência ou durante a gravidez), na presença da síndrome dos ovários policísticos e até por tendência genética. As espinhas são inflamações das glândulas de gordura da pele causadas pela acne no rosto, costas e braços. Elas surgem por conta do excesso de produção de sebo por essas glândulas motivado por bactérias, desregulação hormonal e tendência ao acúmulo de células e tecidos mortos.
A verdade é que elas se agravam quando não se limpa a pele ou retira-se a maquiagem corretamente, quando se usa protetor solar ou cremes hidratantes muito gordurosos, pela exposição excessiva ao sol, pelo consumo de alimentos inflamatórios – leite, doces, carboidratos e frituras – ou por reação medicamentosa.
VEJA TAMBÉM: 10 benefícios do óleo de café verde para sua pele
As essências florais podem auxiliar no tratamento de espinhas que tenham relação com os desequilíbrios emocionais que acompanham cada situação. A terapia floral não trata desequilíbrios físicos, mas é maravilhosa como ferramenta terapêutica complementar às demais terapias e tratamentos das espinhas.
Dentro da terapia com floral de Bach, há algumas essências que ajudam no tratamento dessas inflamações cutâneas e outras feridas:
- A Crab Apple, por exemplo, é uma essência floral de limpeza excelente, que atua limpando a área inflamada e favorecendo a cicatrização, sem deixar marcas;
- A Rescue cuida do trauma causado na pele;
- A Mustard auxilia nos desequilíbrios emocionais sem causa específica;
- A Walnut colabora na adaptação às mudanças.
Estas essências florais podem ser utilizadas puras ou adicionadas a loções aquosas, géis, cremes ou até receitinhas caseiras, como chá de camomila gelado, para aplicação tópica (na pele limpa). São essências que auxiliam na recuperação da pele, a evitar cicatrizes, trabalhando os traumas e a autoestima ao mesmo tempo.
No entanto, vale ressaltar que é fundamental consultar um terapeuta floral qualificado para a escolha do tratamento e das essências adequadas para cada caso – o uso oral das essências florais também pode ser necessário.
Manter a pele limpa, utilizar produtos que diminuam a oleosidade e retiram as células mortas, além de ter uma alimentação saudável, à base de cereais integrais e alimentos ricos em ômega-3, são algumas formas de prevenir as espinhas. Ainda, devemos mencionar a importância de cuidar dos desequilíbrios físicos causadores das espinhas e, nesses casos, é preciso procurar um dermatologista para receber a indicação de um tratamento adequado para cada caso.
a