Dores clássicas. Qual a sua?

Saúde

O homem tem muitas dores ao longo da vida, é possível dividir as mais comuns em cada ciclo de sua existência. Confira abaixo quais são elas:

VEJA TAMBÉM: Vida social na 3ª idade com Adriana Miranda

Jovem

Estudos indicam que aos 16 anos, 15% dos homens já apresentam algum grau de degeneração discal. É o órgão que mais precocemente envelhece. Essa degeneração pode gerar uma dor habitualmente na região lombar, mais frequente no período da manhã, que irradia para as pernas, piora ao retornar a coluna para posição ereta quando se encontra fletido. E aqui dissemos lombar por ser a região onde a dor é mais frequente, embora possa acometer também as colunas: cervical e torácica.

tv catia fonseca dores do homem Dr. Adriano Scaff jovem

Adulto

Os adultos podem sofrer de diversos tipos de dores, sendo as mais comuns as dores de coluna e musculoesquelética, fruto do estilo de vida e postura inadequada. As dores lombares são as mais comuns, podendo ter sua origem nos discos intervertebrais (dor discogênica), nas articulações da coluna (dor facetária), na musculatura profunda da região lombar ou da articulação sacroilíaca.

tv catia fonseca dores do homem Dr. Adriano Scaff adulto

Nesta faixa etária podem surgir também dores neuropáticas, causadas por uma disfunção no sistema de percepção da dor (ex: polineuropatia diabética ou alcoólica). Dores reumatológicas e dores relacionadas a tumores devem sempre ser lembradas. A fibromialgia, um quadro de dores musculares generalizadas, tem uma prevalência de até 5% em adultos, ocorrendo principalmente em mulheres.

Idoso

Nos idosos, sem sombra de dúvida, a causa mais frequente de dor são os processos degenerativos naturais da idade, a chamada osteoartrose. Os locais mais comuns de dor são os quadris e joelhos, embora ombros, tornozelos e outras articulações possam ser acometidas. A artrose também pode afetar a coluna lombar, causando dores principalmente ao levantar da cama pela manhã.

tv catia fonseca dores do homem Dr. Adriano Scaff idoso

Outras afecções que costumam causar dor nos pacientes mais idosos são a neuralgia pós-herpética, que consiste em um tipo de dor cutânea (na pele) que ocorre após a reativação do vírus da catapora que ficou latente no organismo desde a infância. Nessa faixa etária é importantíssimo afastar qualquer causa de dores relacionados ao câncer. Problemas circulatórios também podem estar associados.

Por mais difícil que seja enfrentar uma doença e algumas vezes com prognóstico reservado, hoje existem inúmeras estratégias para promover alívio da dor satisfatório, entre elas, um bom manejo de medicações e os procedimentos intervencionistas para o controle da dor.

a

Dr. Adriano Scaff é médico formado em Neurocirurgia pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Mestre em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP.

Site: adrianoscaff.com.br
Facebook: @centroespecializadoemcolunaedor