Cada vez mais as mamães estão escolhendo extrair o leite materno por diferentes motivos: aumentar e manter a produção, dificuldade do bebê mamar e principalmente fim de licença maternidade e necessidade de voltar ao trabalho. A pediatra Dra. Bruna Briones nos ajudou com o tema e explica como esse leite deve ser armazenado.
Primeiramente, no momento da extração, as mamães devem estar em locais limpos e confortáveis. O estímulo das mamas deve ser feito com massagens e, para a retirada, podem ser utilizadas bombas extratoras de leite elétricas ou manuais.
O leite materno, quando armazenado, pode ser mantido tanto na geladeira quanto no freezer. Segundo a especialista, “o leite armazenado na geladeira deve ficar por 12 horas. Caso a mãe queira deixar no freezer, o tempo recomendado é de no máximo 15 dias. O ideal é sempre manter o leite separado dos outros alimentos.”
VEJA TAMBÉM: Desfralde por Gabriela Jurno
Para auxiliar e ter mais praticidade no armazenamento do leite, as mamães podem guardar em saquinhos próprios. Eles são práticos, já vem esterilizados e são fáceis de transportar. Além disso, possuem local para identificação da data e horário da retirada do leite.
Uma das grandes dúvidas das mães é em relação a como descongelar o leite. A pediatra explica que sempre deve ser utilizado o leite que está guardado há mais tempo e o consumo deve ser em até 12 horas. Outro fator importante é retirar esse leite horas antes de utilizar e depois aquecer em banho-maria.
a