O limão é um dos alimentos mais poderosos para o nosso corpo. Esta fruta tem grande potencial de cura e inúmeras propriedades. Por isso hoje falarei sobre o limão e seus benefícios. Com um copo de água morna com limão, logo ao levantar-se pela manhã, você já começa o dia promovendo uma grande limpeza no seu corpo. A água com limão ajuda a eliminar as toxinas acumuladas e preparar o organismo para operar da melhor forma possível pelo resto do dia.
A água com limão promove uma verdadeira desintoxicação do organismo, estimulando e melhorando inclusive a função do fígado. Com o fígado funcionando a todo vapor, as toxinas são liberadas com mais facilidade e qualidade, acelerando o metabolismo. Não esqueça que deve ser em jejum e a água deve ser morna. O legal é tornar isso um hábito, como se fosse uma purificação matinal, pois é realmente muito bom para a saúde.
VEJA TAMBÉM: O que é dieta detox? – por Paula Mello
Desfazendo os mitos da acidez
Antes de concluir gostaria de esclarecer que o limão, nem a água com limão podem contribuir negativamente com a gastrite. Existe um mito de que o limão causa acidez no estômago. Isso é uma das maiores confusões que pessoas de conhecimento superficial fazem.
O que acontece é exatamente o contrário. Depois de ingerido, o limão não permanece na forma ácida, ele se transforma em sais alcalinos no organismo. A estrutura química do ácido cítrico confere poder complexante (fixa cátions como cálcio, ferro, potássio e magnésio) e tamponante (estabiliza o pH de soluções aquosas), tornando-se agente de alcalinização do metabolismo orgânico.
Este composto cumpre papel importante na estabilização do pH dos líquidos corporais, inclusive do sangue, e no sistema de formação e manutenção óssea. Ou seja, é alimento ácido sim, mas que provoca alcalinidade quando ingerido.
a