A redução do tempo de sono é “um estilo de vida” cada vez mais frequente. As redes sociais, filmes, séries e trabalho fazem com que exista uma redução do sono. Isso já faz parte da vida de muitas pessoas. Mas o que nem todos não sabem é que isso contribui com alterações que auxiliam na obesidade, no mal humor e até mesmo dificuldade de ganhar massa muscular.
As noites mal dormidas desregulam alguns hormônios como a leptina e grelina. A leptina é responsável pela nossa saciedade e a grelina pela fome. Por conta de noites mal dormidas, a leptina diminui e a grelina aumenta, resultando no aumento do nosso apetite.
O hormônio GH (hormônio do crescimento) é produzido durante a noite. Além de ser responsável pela formação do tecido muscular, o GH auxilia na diminuição da gordura corporal. Logo, noites mal dormidas auxiliam no acúmulo de gordura e diminuem a produção de GH. Para quem procura ganho de massa muscular, uma boa noite de sono é um dos segredos.
VEJA TAMBÉM: Alimentos que emagrecem por Dra. Letícia Manduca
Quem dorme mal muitas vezes passa o dia de mau humor. Isso acontece por conta da redução de serotonina (neurotransmissor) que estabiliza o humor e também auxilia no controle do apetite.
O cortisol é o hormônio do stress e apresenta ciclos de produção durante o dia, aumenta pela manhã e diminui a noite. Períodos curtos de sono fazem com que os níveis de cortisol permaneçam elevados de forma constante, gerando um stress contínuo, que desgasta o organismo e aumenta a gordura corporal.
Além disso, noites mal dormidas fazem com que alguns indivíduos apresentem baixo nível energético o dia todo. Esse fato dificulta a realização de atividades físicas, mesmo as com baixo gasto energético (a famosa preguiça), auxilia também no belisco da madrugada, aumentando a procura de alimentos altamente calóricos.
Em resumo: é impossível ter boa saúde, manter o humor e um peso adequado sem uma boa noite de sono.
a