A boa nutrição é fundamental durante o tratamento do câncer para colaborar na reabilitação e no tratamento do paciente. É preciso comer alimentos variados de forma equilibrada e fracionada. Nessa hora é ainda mais importante escolher produtos com higiene e procedência seguras e que não coloquem em risco a saúde.
VEJA TAMBÉM: Nódulo de tireoide e disfunções tireoidianas com Dra. Rosália Padovani
1 – Alimentos “secos”: torradas, biscoito água e sal, polvilhos podem aliviar os momentos de náusea.
2 – Purê de frutas, legumes (cenoura, abóbora), batata, batata doce, inhame, mandioquinha, mandioca: são mais fáceis de serem mastigados e engolidos quando a pessoa tem dor de garganta ou dificuldade de engolir. Assim como ovos mexidos, frango desfiado, carne moída.
3 – Suplementos nutricionais: muitas vezes a dificuldade de comer ou a falta de apetite pode levar a um estado de desnutrição. Vale investir na suplementação para garantir a ingestão de todos nutrientes.
4 – Alimentos crus: devem ser evitados, pois podem oferecer contaminação. Frutas de casca grossa como melão, melancia são opção (retirar a casca). Dependendo do caso, se a imunidade estiver comprometida, somente frutas cozidas. Evite saladas cruas.
5 – Cardápio: deve ser variado e sempre com alimentos que goste, pois ajudará a ter melhor aceitação.
Regra básica: pesquise, procure sempre alimentos que colaborem na melhora do estado clínico, proporcionem paladar agradável (porque pode haver alteração do sabor durante o tratamento) e nutram.
a