Petisco tradicional no Brasil e em Portugal, o torresmo marcava presença na mesa de D. Pedro I. Ele era bom de “garfo”, não dispensava um prato de arroz, feijão, farinha e mandioca. Gostava também de frango, carne assada, caldos e carne de porco! Porém, uma de suas preferências era o toucinho feito de carne de porco salgada com bastante gordura retirada da barriga do porco.
A iguaria tem origem portuguesa, está presente em pratos regionais e petiscos. No Brasil, os africanos incrementaram com temperos de sua cultura. Hoje é associado à comida mineira e se faz presente nos bares de todo país!
Abaixo o chef Zé Brasil nos dá a receita desse tira-gosto de dar água da boca:
VEJA TAMBÉM: Receita de família: Torta caipira
Torresmo
Ingredientes
- 500g de barriga de porco
- 500ml de óleo de girassol
- 3 pitadas de sal
a
Modo de preparo
Cortar a barriga em cubos ou tiras. Ao mesmo tempo, em fogo alto, esquentar o óleo. Deixar ele bem quente. Colocar os cubos num bowl e adicionar sal. Misturar bem. Quando o óleo estiver saindo fumaça, espalhe os cubos de forma uniforme pela panela. O óleo precisa cobrir toda a carne para fritar por igual. Com cerca de 3 a 5 minutos, verifique se está frito e sequinho. Prove um, antes de tirar tudo da panela. Preparar um prato com toalha de fritura. Se for usar limão, esprema somente nos pedaços que vai comer, senão amolece e esfria se puser em tudo. Bom apetite!
Dica: ao comprar a barriga, verifique que quanto menos gordura melhor. A gordura em excesso é ruim ao paladar e, no ato de fritar, espirra muito.
a