Essa sopa é uma deliciosa receita típica da região da Toscana, na Itália. Rústica, é feita com legumes, feijão branco e pão. Sua origem vem dos camponeses católicos que a consumiam bastante nos dias de abstinência de carne durante a Quaresma.
A chef Roberta Engels ensina você a preparar na sua casa essa receita para saborear com toda a família. Experimente!
VEJA TAMBÉM: Rosbife de Mignon com cogumelo do Casal MasterChef
Ingredientes
- 350g de feijão branco (deixar de molho por 12 horas)
- 1 maço de couve manteiga em fatias largas
- 1/2 repolho verde em fatias largas
- 1 alho-poró cortado em rodelas
- 1 cebola finamente picada
- 2 cenouras em cubos
- 2 abobrinhas em cubos
- 1 talo de salsão finamente picado (sem as folhas)
- 2 tomates em cubos (sem pele e sem sementes)
- Folhas de manjericão picadas a gosto
- Folhas de sálvia picadas a gosto
- Azeite a gosto
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Descarte a água do feijão e enxágue bem. Coloque-o em uma panela e cubra com água até passar dois ou três dedos acima do feijão. Cozinhe em fogo médio ou baixo por aproximadamente 1h ou até que fique macio (cuidado para não começar a desmanchar os grãos). Quando estiver cozido, escorra o feijão, mas não descarte a água.
Em uma panela grande e em fogo baixo, refogue a cebola até que fique macia e transparente. Adicione o alho-poró e deixe por mais alguns instantes. Em seguida acrescente o restante dos legumes e cozinhe por mais 10 minutos, mexendo de vez em quando para que não queime no fundo da panela.
Junte a água do cozimento do feijão e deixe em fogo médio ou baixo até que os legumes estejam cozidos. Junte o feijão e tempere com sal e pimenta do reino. Desligue o fogo e adicione a sálvia e o manjericão.
Dica: Se você preferir um caldo mais grosso, adicione apenas metade do feijão cozido. Amasse o restante com um garfo e junte ao caldo. Assim a sopa ficará mais cremosa.
a