Embora tenham surgido no México, os nachos não faziam parte da culinária tradicional do país. A iguaria nasceu de um momento de desespero de Ignacio “Nacho” Anaya, em 1943. Na ocasião, após o sumiço do chef do restaurante onde Ignacio trabalhava, ele precisou assumir a cozinha do local para atender um grupo de mulheres que queriam experimentar “o prato da casa”. Usando a criatividade, Anaya combinou tortilhas de milho crocantes com cobertura de queijo e pimentão jalapeño para criar o prato que batizou de “Nachos Especiales”. Aprovadíssima, nascia então uma receita que ganharia o mundo.
Tortilhas Mexicanas
Ingredientes
- 250g de farinha fina de milho
- 250g de farinha de trigo
- 15g de sal
- 250ml de água
- 20ml de óleo
Modo de preparo
Em uma tigela, junte todos os ingredientes secos. Vá acrescentando a água aos poucos até formar uma massa compacta. Junte o óleo e misture bem até ficar homogêneo. Deixe a massa repousar por aproximadamente 10 minutos.
Divida a massa em oito bolinhas do tamanho de um limão. Para abrir a massa, polvilhe um pouco de farinha na mesa e abra com um rolo, deixando-as redondas e finas.
Em uma frigideira quente e sem óleo, com fogo alto, coloque a tortilha e deixe até dourar. Fique virando a tortilha a cada 4 – 5 minutos para dourar dos dois lados.
a