O cuscuz marroquino tem menos calorias que o arroz e pode ser um ótimo aliado para preparar uma refeição mais nutritiva. Combinado com damascos, tâmaras e nozes, é extremamente saboroso, dá sensação de saciedade e promove um bom funcionamento do intestino.
Damasco – contém betacaroteno, antioxidante que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e a ação dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce e doenças. O boro está envolvido na prevenção da osteoporose. O potássio é essencial para manter os fluidos corporais principalmente para quem faz atividade física. O ferro é o principal componente da hemoglobina, uma parte da célula vermelha que carrega oxigênio, evitando anemias.
Tâmara – rica em ferro e potássio e ainda contém ácido fólico, fósforo, magnésio, cálcio, vitamina A, as vitaminas do complexo B. e mais de 20 aminoácidos que nos ajudam a digerir e assimilar melhor os carboidratos e controlar as gorduras no nosso corpo.
Nozes – contém boas quantidades de vitamina E, magnésio, potássio e gorduras insaturadas que podem ajudar na prevenção de problemas cardiovasculares.
VEJA TAMBÉM: Fresh pina colada com Erick Passarelli
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino
- 500ml de água
- 1 macinho de hortelã fresca
- 1 colher (chá) de sal do Himalaia moído
- Suco de 1 limão siciliano
- 1 pitada de pimenta síria
- 1 xícara (chá) de salsa
- 3 talos de cebolinha verde
- ½ xícara (chá) de azeite de oliva extra-virgem
- 150g de damascos picados
- 100g de tâmara picadas
- 100g de nozes picadas
Modo de Preparo
Coloque o cuscuz marroquino em uma tigela. Coloque a água em uma jarra junto com metade da hortelã fresca. Quando ferver, regue o cuscuz marroquino e deixe reidratar por 5 minutos. Tempere com sal, suco de limão siciliano e pimenta síria. Pique o restante da hortelã, a salsa e a cebolinha. Adicione ao cuscuz junto com o azeite, o damasco, a tâmara e as nozes. Mexa bem e sirva.
Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos
a