Como sabemos, sobremesas a base de açúcar são calóricas. Ao adicionar frutas a estas preparações, conseguimos deixar a receita mais nutritiva e com menos calorias. O vinho tinto também é rico em antioxidantes e, uma vez na receita, aumenta ainda mais estes nutrientes.
Café – além do alto teor de cafeína, estimulante que pode aumentar a atividade intelectual e a resistência à fadiga, desde que consumido em doses adequadas, o café é rico em potássio e magnésio, entre outros, além de ácidos clorogênicos, que formam durante a torra compostos que podem atuar no sistema nervoso central, modulando o estado de humor. E ainda tem ação antioxidante podendo ajudar a manter o corpo saudável.
Frutas vermelhas – são ricas em antocianina (responsáveis pela cor) que tem como propriedade a atividade circulatória, anti-inflamatória, pode ajudar a reduzir o colesterol e tem excelente atividade antioxidante. Esses pigmentos naturais têm um tipo de flavonoide que produz colorações azul, roxa e vermelha nos alimentos.
Vinho Tinto – vários estudos mostram que consumir vinho tinto com moderação pode prevenir doenças do coração. Mas na verdade são os flavonóides, pigmentos encontrados na casca da uva vermelha, que podem ajudar a aumentar as taxas de HDL, o colesterol bom e ajudar a evitar o enrijecimento das artérias.
VEJA TAMBÉM: Sanduíche quente diferente da família da Catia
Ingredientes
- 4 colheres (sopa) de pó de café
- 500ml de água
- 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
- 1 lata de creme de leite light (290g)
- 1 xícara (chá) de leite semidesnatado
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Calda de Frutas Vermelhas
- 500g de frutas vermelhas (amoras e morangos)
- ½ xícara (chá) de açúcar demerara
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- ½ xícara (chá) de vinho tinto
Preparo
Prepare sua cafeteira. Abra a tampa do tanque e encha com a água. Insira o filtro de café permanente no porta-filtro e encha com o pó de café. Feche a tampa do tanque de água e coloque a jarra sobre a placa. Pressione o botão. Quando acabar de filtrar, reserve o café.
Coloque o creme de leite, o leite, o açúcar demerara, a essência de baunilha e o café na jarra do mixer. Dissolva a gelatina em pó sem sabor em 4 colheres (sopa) de água e aqueça em banho-maria até dissolver. Adicione à jarra e bata até misturar bem. Coloque em uma taça grande de vidro transparente. Leve à geladeira para firmar.
Faça a calda. Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até encorpar por cerca de 20 minutos. Espere esfriar, distribua sobre a panacota e volte à geladeira até a hora de servir.
Dicas:
1 – Se preferir, você pode utilizar frutas vermelhas congeladas que você encontra no supermercado com facilidade.
2 – Se preferir, distribua a panacota em tacinhas de vidro médias individuais.
Rendimento: 10 porções
Tempo de Preparo: 40 minutos. (Geladeira: 2 horas)
a