Prepare um croissant de vinho no capricho!

Doces

Ninguém tem muita certeza sobre a verdadeira história do croissant. Embora o nome seja francês, há relatos sobre a sua criação em Viena, na Áustria, e até por um polonês que vivia na Constantinopla. A primeira versão é de que o croissant – que quer dizer “crescente”, em francês – teria sido inventado por padeiros da capital austríaca.

Tv Catia Fonseca receita Croissant de vinho do Chef Edgard Rodrigues

Dizem que durante a Batalha de Viena, alguns dele ouviram o barulho feito pelos turcos otomanos enquanto cavavam um túnel e, por isso, soaram um alarme, destruindo os planos de ataque. Por sua coragem, puderam criar uma massa em formato do desenho da bandeira turca – que tem uma lua crescente como símbolo. Difícil de acreditar, mas está registrado assim em alguns livros de culinária.

VEJA TAMBÉM: Pão Australiano (tipo Aussie Bread) do chef Edgard Rodrigues

A outra história é a de que um polonês chamado Franz Georg Kolchitsy, que morava na Constantinopla, encontrou em torno de 500 sacas de café abandonadas por turcos após a guerra. Com o material dando sopa, claro, ele decidiu abrir uma cafeteria. Para acompanhar o café que servia em seu estabelecimento, o polaco inventou uma espécie de pão em formato de lua que caiu no gosto dos clientes e existe até hoje.

Histórias contadas, que tal agora preparar um belo croissant de vinho enquanto você decide qual das versões acima é a que mais lhe parece verdadeira? A receita do chef Edgar Rodrigues promete fidelizar a clientela! Tome nota:

VEJA TAMBÉM: Crumble de banana e pimenta do casal MasterChef

Tv Catia Fonseca receita Croissant de vinho do Chef Edgard Rodrigues

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 280ml de vinho tinto (reduzir um pouco para evaporar o álcool e deixar esfriar)
  • 40g de açúcar refinado
  • 10g de sal
  • 7g de reforçador
  • 20g de fermento biológico fresco
  • 300g de margarina própria para folhados

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes na batedeira e deixe agir por 3 minutos em velocidade baixa. Depois passe para a segunda velocidade e deixe bater por aproximadamente 10 minutos, até ficar uma massa em ponto de véu (lisa e enxuta). Retire a massa da batedeira, modele em formato retangular e leve para o freezer por 30 minutos. Em seguida dê três voltas simples.

Leve ao freezer por mais 30 minutos e em seguida abra a massa e faça os modelos triangulares (croissant). Se preferir, recheie com chocolate. Leve para crescer em armário fechado por aproximadamente 60 minutos. Pinte com gema e leve para assar por 13 – 15 minutos em forno pré-aquecido.

a

Edgard Rodrigues é chef padeiro.
Redes Sociais
Site: www.receitaria.com
Facebook: @receitariaescola
Instagram: @receitaria
YouTube: /Receitaria Escola Gourmet