Em ONGs e abrigos espalhados pela cidade existem muitos animais a espera de um lar para chamar de seu. Se você chegou à conclusão que deve adotar um bichinho ao invés de comprar, alguns cuidados devem ser tomados antes. Aqui estão 5 dicas super importantes:
1- O ambiente que você vive: casa ou apartamento? O temperamento dele será mais fácil de se adaptar em qual ambiente? Se for filhote, lembre-se que exige mais paciência e tempo para adestramentos e ensinamentos. Se você mora com mais alguém, todos em casa devem estar de acordo com esta decisão, pois será um membro da família!
2- Pet bem adotado e bem doado é animal castrado. Se no lugar que você adotou não castraram o animal, providencie o quanto antes, além de evitar fugas, proliferação de mais animais abandonados, evitam-se doenças graves, como câncer. Além disso, vacinação também é indispensável! Certifique-se que seu animalzinho esteja vacinado, com comprovante assinado e carimbado por um médico veterinário.
3- Bom, um grande amigo desses necessita de carinho, amor, mas também de cuidados como uma alimentação de boa qualidade (rações ou alimentação natural, mas sempre com orientação médico veterinária!). Além disso, idas ao médico veterinário sempre serão necessárias, seja para vacinação, checkup ou tratamento de eventuais probleminhas de saúde. Nunca deixe para trás um sintoma, porque pode ser fatal mais tarde! Hoje em dia, existem diversos planos de saúde, onde o pagamento é mensal e você garante o atendimento do seu pet em uma clínica veterinária credenciada.
VEJA TAMBÉM: 4 alimentos perigosos para o seu bichinho
com Mari Castro
4- Tempo de vida: hoje em dia animais vivem em média 15 anos, alguns chegam a 20, 21 anos! Leve isso em consideração na hora de adotar, pois você será responsável por ele durante todo este tempo e no final da vida é o momento onde ele mais precisará de você, não somente com dinheiro, mas com atenção, carinho e amor.
5- A dica mais preciosa talvez: NUNCA abandone um animal. Se você adotou e se arrependeu e/ou viu que não dá conta, tente doar ou devolver onde pegou, mas nunca abandone nas ruas! Além de um ato de crueldade, é crime. Os animais se apegam a seus donos e entram em depressão além de passarem fome, frio, medo e maus tratos. Honre sua relação com ele e com a vida de uma forma geral, não faça com um animalzinho o que não gostaria que fizessem com você!
Adotou ou quer adotar? Siga essas regrinhas e sejam felizes! Animal é tudo de bom, seja gato, cachorro, papagaio, calopsita… Eles são nosso elo com a paz interior e com o amor sincero e verdadeiro! Desfrute desta relação ao máximo.
a