Que tal conhecerem três casas importantes no contexto histórico e cultural da cidade de São Paulo? Confira as dicas do Reinaldo:
Casa Guilherme de Almeida mantém objetos particulares do jornalista e escritor
Guilherme de Andrade de Almeida nasceu em Campinas no dia 24 de julho de 1890, entre suas atribuições estavam advocacia, jornalismo, poeta, crítico de cinema, ensaísta e tradutor brasileiro.
Ao lado do seu irmão Tácito de Almeida (1889 – 1940), ajudou na organização da famosa Semana de Arte Moderna. Momento importante para a história da cultura brasileira. Foi um dos primeiros modernistas a entrar para Academia Brasileira de Letras (1930), desta forma, pode ser considerado um ícone da sociedade paulista e brasileira.
A casa que ele viveu e foi freqüentada por grandes nomes do modernismo, tornou-se um museu onde abriga uma coleção significativa de pinturas, esculturas e gravuras, objetos de arte que ele ganhou de alguns nomes renomados como Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Emiliano di Cavalcanti e Lasar Segall. O lugar é simplesmente encantador e digno de ser mantido com todo cuidado e respeito pelos órgãos governamentais responsáveis.
Vale lembrar que a casa oferece várias atividades ao público. Estão esperando o que para conhecerem?
Serviço
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
Museu:
R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
55 11 3673-1883 | 3803-8525
VEJA TAMBÉM: Estreias da semana (09 de Agosto)
Museu da Casa Brasileira tem muita importância no contexto cultural da cidade de São Paulo
O casarão foi construído na década de 40, está localizado na Avenida Faria Lima, no bairro de Pinheiros.
Atualmente abriga o Museu da Casa Brasileira (MCB), esta instituição cultural faz parte da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, seus principais atrativos são os aspectos da arquitetura e design. O casarão pertenceu à família Prado é também considerado como o antigo solar que pertenceu ao ex-prefeito de São Paulo, Fabio Prado e a senhora Renata Crespi.
Uma das principais mostras é “A Casa e a Cidade” – Os visitantes podem apreciar e observar móveis que fizeram parte do cotidiano desta família tradicional com objetos e móveis da época. No local também pode ser visto fotos dos bairros Pinheiros e jardins dos anos 40 até a década de 80 e suas transformações até os dias de hoje.
As fotos conseguem dimensionar o visitante sobre o desenvolvimento da região onde está localizado o museu.
Serviço
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01451-000 Horário: Aberto ⋅ Fecha às 18:00 Telefone: (11) 3032-3727
A Casa das Rosas é um belo patrimônio arquitetônico e um bem cultural de muita importância na cidade de São Paulo
Construída em 1935, sua história é relevante e importante para compor o cenário da cultura, entretenimento e turístico na capital paulista.
Umas das principais moradoras que habitou a casa ao longo de sua existência foi Lúcia Ramos de Azevedo, uma das filhas do famoso Ramos de Azevedo um dos arquitetos mais importantes da história do país.
A Casa das Rosas é um dos poucos palacetes que sobraram da época dos barões do café. Hoje o local tem uma agenda maravilhosa e oferece aos visitantes um espaço com café e uma livraria. Exposições, cursos, lançamentos de livros, oficinas, músicas, recital e a exibição de filmes fazem parte da agenda cultural.
Vale a pena conhecer.
Serviço
Av. Paulista, 37 / Bela Vista / CEP 01311-902 / São Paulo / Brasil. Terça-feira a sábado, das 10 às 22h. Domingos e Feriados, das 10 às 18h. (Passível de alteração, de acordo com a programação).
ESPAÇO HAROLDO DE CAMPOS DE POESIA E LITERATURA (11) 3285.6986 | 3288.9447 / [email protected]
Reinaldo Calazans é especialista em cultura. Contato Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home Redes Sociais Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/ Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/