Aproveite o feriado de carnaval para conhecer alguns pontos turísticos com muitas histórias e curiosidades sobre a cidade de São Paulo:
Bairro da Liberdade
O famoso bairro da Liberdade concentrava espaço de tortura e morte contra os negros no período da escravidão, você sabia disso?
A memória escravocrata na capital paulista está espalhada em diversos bairros tradicionais e emblemáticos.
Hoje conhecemos a Liberdade como um tradicional bairro popular pelos lugares incríveis que tem por ali como restaurantes japoneses, lojas de produtos orientais, e a presença muito forte de imigrantes– O que as pessoas não sabem é que a região esconde um passado traumático e cheio de histórias sobre o povo negro, inclusive no bairro tem uma capela conhecida como, Capela dos Aflitos, o local era um cemitério que foi construído para enterrar indígenas, escravos e pessoas que eram condenadas à morte, a capela foi erguida em 1775.
Naquele período eram comuns os sepultamentos dentro das igrejas.
VEJA TAMBÉM: 5 lugares longe da folia para você relaxar nesta Carnaval!
LARGO SÃO BENTO
Mosteiro São Bento: Conheça um lugar histórico e religioso
O local começou a ser erguido em 1910, quase 120 anos de história. Um conjunto da Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção. Próximo ao mosteiro os visitante podem usufruir da igreja, colégio e faculdade.
Um dos ícones do mosteiro São Bento, é um relógio, a fabricação é alemã. Considerado um dos relógios mais precisos de São Paulo, foi instalado em 1921.
Sua localização é privilegiada, está bem próximo a pontos históricos e emblemáticos da capital paulista.
Além da igreja, colégio e faculdade o espaço também abriga uma lojinha que vende livros, bíblias e santinhos, também disponibiliza de uma biblioteca com mais de 100 mil títulos, algumas obras raras.
Vai ao centro da cidade? Não deixe de visitar uma das igrejas mais lindas e com uma arquitetura impecável.
Serviço
Endereço: Largo de São Bento, s/n – Centro, São Paulo – SP, 01029-010
Telefone: (11) 3328-8799
Jardim da Luz
Jardim da Luz, patrimônio histórico da cidade de São Paulo disponibiliza obras de grandes artistas desde Victor Brecheret entre outros!
Conhecido como Jardim da Luz, foi aberto ao público em 1825 no período do Brasil Imperial.
O parque conta com uma área útil de 113 mil m². Foi considerado o primeiro espaço de lazer da população paulistana, o local conserva muita história além de vários atrativos que foram implantados com o passar do tempo.
Em 1981, o espaço foi tombado como patrimônio histórico da cidade, este acontecimento foi muito importante para São Paulo, um presente para a população mais antiga e para os visitantes mais recentes.
Atualmente o parque abriga cerda de 50 obras esculturais que foram produzidas por Victor Brecheret, Leon Ferrari, Amílcar de Castro, José Resende, Marcelo Nietsche e muitos outros artistas renomados.
Vale à pena conferir.
Parque mais antigo da cidade, tombado, com esculturas, jardins simétricos, gruta com cascata, lago e coreto.
Serviço
Endereço: Rua. Ribeiro de Lima, s.n – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01122-000
Telefone: (11) 3227-3545
Horas: Aberto hoje · 05h30min–17h45min
Reinaldo Calazans é especialista em cultura.
Contato
Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home
Redes Sociais
Facebook:https://facebook.com/calazansculturaearte/
Instagram:https://www.instagram.com/calazansculturaearte/
a