A Páscoa é uma celebração tradicionalmente cristã e, por definição, é a comemoração mais importante da religião, marcando a Ressurreição de Cristo. O principal símbolo da data é o ovo de Páscoa, que é presenteado para entes queridos, principalmente crianças, por aqueles que comemoram o feriado. Mas de onde surgiu essa tradição?
Desde a antiguidade, o ovo tem sido um símbolo de fertilidade, novo começo e renascimento. Como o cristianismo se espalhou por toda a Europa, houve a incorporação de muitas crenças e costumes pagãos também. Como símbolo de uma nova vida, ao longo do tempo o ovo veio representar a ressurreição de Cristo.
Decorar ovos é um costume que antecede o costume cristão. Culturas de muitas partes do mundo decoram ovos em diferentes épocas do ano. Na cultura persa, por exemplo, eles são pintados como uma tradição familiar durante o Nowruz (festividade local), perto do equinócio da primavera.
VEJA TAMBÉM: Sabonete de Páscoa com Peter Paiva
Nos séculos XVII e XVIII surgiu a idéia do brinquedo em forma de ovo. Estes foram feitos, vendidos e entregues a crianças na Páscoa. Os ovos eram frequentemente cheios de doces. Os primeiros ovos de páscoa de chocolate provavelmente foram criados na Alemanha e na França, perto do início do século XIX. Foi no Reino Unido que o ovo de Páscoa começou a ser confeccionado em massa, no ano de 1873. A partir disso, outros países seguiram o exemplo. Logo, o mercado de ovos de Páscoa floresceu além de todas as expectativas, e ao long
o do tempo o costume se espalhou para as Américas e em muitas outras partes do mundo.
Assim, começou a tradição de ovos de Páscoa não apenas como confecção de chocolate, mas também como um presente habitual. E você, gosta de ovos de Páscoa? Deixe seu comentário!
Redação TV Catia Fonseca