Quando chega o mês de junho, é costume dos brasileiros enfeitar com bandeirinhas as ruas das cidades para receber os amantes das quermesses. O período de festa junina é tradicionalmente um momento de reunir família e amigos para aproveitar música, dança, as bebidas e os quitutes deliciosos que a época oferece!
Originalmente a festa acontece para homenagear os três santos da igreja católica: Santo Antônio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) – por isso costuma durar o mês inteiro.
Os portugueses foram os responsáveis por trazer a celebração para o Brasil e, desde então, diferentes simbologias foram adaptadas em diversas regiões do país.
VEJA TAMBÉM: Bandeirinha de E.V.A por Adriana Covolo
Na região sudeste, a festa popular ganha o nome de quermesse e acontece, normalmente, próxima às igreja, onde são montadas barracas para venda de quitutes. Já no nordeste, as celebrações juninas são maiores e é costume os moradores deixarem a casa aberta para os foliões saborearem comidas típicas na companhia do forró e do baião, ritmos populares do local.
Na região centro-oeste, além das comidas típicas, a quadrilha e o sertanejo se misturam com hábitos típicos do Paraguai como, por exemplo, a tradição de dançar a polca paraguaia e comer a sopa paraguaia, uma torta feita de farinha de milho com queijo.
No sul do Brasil, a festa junina também é comemorada de forma diferente. Ao invés das roupas caipiras, você encontrará vestimentas e danças típicas da região como, por exemplo, a dança das fitas. É costume por lá comer pinhão de diversas maneiras e sempre acompanhado de vinho quente ou quentão, bebidas típicas da época.
No norte do país, a celebração junina e a festa do Boi-Bumbá dividem espaço. As comidas típicas se misturam com o vatapá, tacacá e doces à base de frutas da região amazônica. No final do mês, acontece o festival folclórico de Parintins. Durante três dias, a história do boi-bumbá e outras temáticas regionais são contadas para os turistas por meio de encenações e muita música!
Animado para o arraial? Separamos algumas receitas típicas que você pode fazer e saborear durante todo o mês. Confira:
- Caldo de pinhão – clique aqui e veja a receita!
- Torta de frango com milho – clique aqui e veja a receita!
- Brigadeiro gourmet de quentão – clique aqui e veja a receita!
- Canjica de leite em pó e creme de avelã – clique aqui e veja a receita!
- Arroz doce com doce de leite – clique aqui e veja a receita!
- Bolo de milho verde da Catia – clique aqui e veja a receita!
Não tem desculpa: inspire-se para reunir os amigos e aproveite!