O que é empoderamento feminino?

Dicas

Eu me lembro que, não tem muito tempo, quando a gente começava a falar de poder, alguém logo ia dizendo: “Cuidado, porque o poder corrompe”!

Era comum as pessoas terem medo do poder. Ainda assim, ter uma “aura de poder” era algo admirado e desejado, mesmo que secretamente.

Hoje, isto mudou e o poder está em alta: a maioria das pessoas quer ter poder, sentir poder, ser empoderada.

VEJA TAMBÉM: 7 atitudes para ter inteligência emocional por Fernanda Mamedes

tv catia fonseca empoderamento feminino

No entanto, as pessoas querem ter poder, mas não querem recebê-lo de quem, supostamente, teria que ser mais poderoso do que elas. E quem gostaria que o outro fosse mais poderoso? Quem quer ficar nessa posição tão vulnerável?

Quando se fala muito sobre alguma coisa e não se oferecem soluções para chegar a um resultado, a frustração vai gerando raiva, que vira aversão.

Mas, então, como se poderia empoderar verdadeiramente a mulher? Será que isso deve ser feito por alguém que não ela mesma? E mais importante: será que empoderar uma mulher é o mesmo que “Empoderar o Feminino”?

Poder tem a ver com capacidade, autoridade, vontade… e não existe um único tipo. Por isso, precisamos definir melhor do que estamos falando, senão, como alcançar o que nem sabemos que estamos buscando?

Existem inúmeras formas de entender, analisar e classificar o poder. Se nós o dividirmos de forma bem simples, baseado na fonte de onde ele vem, vamos encontrar 3 tipos: o poder pessoal (do EU), o poder social (dos OUTROS) e o poder transcendente (do TODO).

tv catia fonseca empoderamento feminino

Poder Pessoal – Determinação ou Disciplina: “eu mando e eu obedeço”. Sêneca já dizia que “Poderoso é aquele que tem poder sobre si mesmo”.

O Poder Social – O “eu mando e eles obedecem”: já não vem de mim – eu o recebo dos outros. Ele depende de uma posição que as outras pessoas me concedem. Para que eu determine o que os outros devem fazer e eles me obedeçam, preciso estar em uma posição de comando (superior na hierarquia) pelo cargo/encargo que me foi dado para conduzir o grupo em direção a uma determinada meta.

O Poder Transcendente: Vem de uma instância maior, que transcende meus interesses e os do grupo e brota de um Propósito maior. Só conseguimos atingí-lo quando nos conectamos com algo que supera e ultrapassa desejos pessoais, menores, bem como interesses imediatos do grupo.

 

VEJA TAMBÉM: Terapia do abraço por Carlos Florêncio

 

Resumindo: se uma mulher quer se empoderar, ela consegue desenvolvendo sua disciplina. Porém, se ela quer ser empoderada, querendo ou não, vai depender de alguém reconhecer seu poder, ver a sua capacidade ou o seu valor e dar a ela esse status (junto com um cargo/encargo).

Agora, se o que ela quer é emanar aquela aura de Poder, que encontramos em uma liderança legítima, ela teria que se conectar com um Poder Superior que, em geral, a gente acessa quando se envolve com um Propósito que transcende a nós e a quaisquer interesses menores.

Tv Catia Fonseca dicas tv catia fonseca empoderamento feminino Dra. Hebe de Moura

Dra. Hebe de Moura é médica psiquiatra, terapeuta alternativa,
escritora e palestrante.
Contatos
Site: https://www.drahebe.com.br/dra-hebe
Facebook: https://www.facebook.com/inteligenciafeminina Instagram: https://www.instagram.com/ainteligenciafeminina/

a