Dicas para o dia da eleição

Dicas

No domingo, dia 7 de outubro, acontecerá o primeiro turno das eleições 2018 em todo o território brasileiro. Nesta data, o eleitor deve ficar atento ao seu comportamento para evitar problemas com a Justiça Eleitoral.

Por este motivo, separamos algumas dicas do que é proibido e o que é permitido no dia da votação, confira:

tv catia fonseca Dicas para o dia da eleição

Pedir votos para candidatos no dia da votação é considerado crime

Boca de urna é um crime eleitoral sob pena de detenção de seis meses a um ano. Além de pedir votos para um candidato específico, é considerado crime eleitoral de boca de urna: roupas padronizadas que possam caracterizar uma manifestação, recrutar eleitores e utilizar amplificadores de som no dia da eleição e publicar novos conteúdos partidários ou impulsionar propagandas de partidos e candidatos.

Uso de aparelhos celulares na cabine de votação

O voto é secreto. Por conta disto, é vedado o uso de celular, filmadoras, câmeras fotográficas ou qualquer aparelho que permita fotos e vídeos no momento do seu voto.

Eleitores em estado de consciência alterado podem ser impedidos de votar

O sistema eleitoral brasileiro ainda não decidiu se a Lei Seca valerá no dia da votação. No entanto, alguns eleitores podem ser impedidos de ir as urnas no domingo. Eleitores embriagados ou em estado de consciência alterados ficarão sob a responsabilidade do presidente da mesa receptora de votos. Dentro da seção eleitoral, é ele quem decide sobre cada caso.

 

 

VEJA TAMBÉM: Como usar a inteligência emocional
nas eleições por Frederico Figner

 

Cola

É permitido levar uma “cola” com os números dos seus candidatos

No dia 7 de outubro os eleitores votam para cinco cargos: deputado federal, senador, deputado estadual, governador e presidente da República. Caso facilite para o eleitor, é permitido levar um lembrete com o número de cada um dos candidatos.

Crianças não são permitidas na cabine de votação

Os eleitores não podem ser acompanhados por crianças, sendo filhos ou não, na cabine.

 

tv catia fonseca Dicas para o dia da eleição cola

 

Restrição de acessibilidade

Conforme as regras, eleitores que possuem restrição de acessibilidade como, por exemplo, dificuldade de locomoção ou visão e necessite de ajuda para votar pode ser acompanhado por uma pessoa de confiança.

Caso o eleitor não tenha solicitado de forma antecipada para a Justiça Eleitoral, o presidente da mesa receptora de votos pode autorizar.

Uso de broches de partidos e candidatos na cabine de votação

É permitido. Segundo as regras, o eleitor pode manifestar, de forma individual e silenciosa, suas preferências na hora da votação com broches, adesivos, bottons e bandeiras. Porém, o uso de camisetas partidárias está proibido.