Casa Guilherme de Almeida mantém objetos particulares do jornalista e escritor
Guilherme de Andrade de Almeida, nascido em Campinas no dia 24 de julho de 1890, e entre suas atribuições estavam advocacia, jornalismo, poeta, crítico de cinema, ensaísta e tradutor brasileiro. Ao lado do seu irmão Tácito de Almeida (1889 – 1940), ajudou na organização da famosa Semana de Arte Moderna, um momento importantíssimo para a história da cultura brasileira. Foi um dos primeiros modernistas a entrar para Academia Brasileira de Letras (1930) e desta forma pode ser considerado um ícone da sociedade paulista e brasileira.
A casa que ele viveu e foi frequentada por grandes nomes do modernismo e veio a tornar-se um museu que abriga uma coleção significativa de pinturas, esculturas, gravuras e objetos de arte que ele ganhou de alguns nomes renomados como Tarsila do Amaral, Victor Brecheret, Anita Malfatti, Emiliano di Cavalcanti e Lasar Segall.
O lugar é simplesmente encantador e digno de ser mantido com todo cuidado e respeito pelos órgãos governamentais responsáveis. Vale lembrar que a casa oferece várias atividades ao público.
Está esperando o que para conhecer?
Serviço
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h.
Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 19h
Museu: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Telefone: 11 3673-1883 | 3803-8525
VEJA TAMBÉM: Estreias da semana (30 de Novembro) com Davi Novaes
Lasar Segall – Localizado no bairro da Vila Mariana, o museu está cercado por casas modernistas e conta com uma área bem arborizada
Escritor, pintor e gravurista Lasar Segall, nasceu na Lituânia em 1889, foi um grande artista e até os dias de hoje é reconhecido pela sua contribuição na arte brasileira. Sua viúva, Jenny Klabin Segall, foi a idealizadora do museu, que está localizado em sua antiga casa, local que funcionava como ateliê do artista. O projeto da casa é de 1932 e o responsável pela arquitetura da residência é seu cunhado Gregori Warchavchik, de origem russa.
O Museu Lasar Segall foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos em 1967, por seus filhos Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall.
O local não é utilizado apenas para o museu, mas também oferece ao público programas de visitas monitoradas, atividades culturais, cursos de gravura, fotografia, criação literária e projeção de cinema, sem contar na fantástica biblioteca especializada em artes.
Você não pode deixar de visitar este lugar maravilhoso e com muita história.
Serviço
Rua Berta, 111 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04120-040
Horário de funcionamento: diariamente das 11h às 19h; fechado às terças
Telefone: (11) 2159-0400
Viaduto Sumaré oferece uma bela vista do vale e ainda práticas de esportes radicais
A vista que temos do viaduto Sumaré surpreende qualquer um e além de ser encantador é local de prática de alguns esportes como saltos e rapel todos os dias. Se você gosta de adrenalina tem que conhecer o lugar.
O viaduto fica ao lado do metro Sumaré, linha verde do metrô.
Reinaldo Calazans é especialista em cultura. Contatos Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/ Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/