Pátio do Colégio disponibiliza ao visitante restaurante e jardim com esculturas emblemáticas
Todos sabem que o pátio do colégio tem muita história: foi lá onde tudo começou. Já visitaram o jardim que fica na parte dos fundos do local?
Confesso que é simplesmente maravilhoso, conta com algumas estátuas emblemáticas na construção desta história.
Bem ao lado do jardim, o visitante pode fazer aquela parada para comer algo ou tomar um café. Em um ambiente calmo e tranquilo, o restaurante-café oferece ao público comodidade e estrutura de ponta, ideal para encontros com os amigos ou aquela pausa na visita ao museu.
Serviço
Pç. Pateo do Collegio, 2 – Centro, São Paulo – SP, 01015-020
Próximo ao metro Sé, linha vermelha- Centro SP
VEJA TAMBÉM: Estreias da semana (14 de dezembro) com Davi Novaes
Solar da Marquesa de Santos- Uma residência urbana construída no século urbana XVIII
Sede do museu da cidade, o Solar da Marquesa de Santos tem uma representatividade muito importante no desenvolvimento arquitetônico e urbano. Sua arquitetura tem uma composição neoclássica do século XIX, e sua característica cultural é importante porque está localizada ao lado do Pátio do Colégio, onde a cidade de São Paulo nasceu. O casarão serviu de moradia para Domitila de Castro Canto e Melo, conhecida como Marquesa de Santos, entre os anos de 1834 e 1867.
Dentro da casa os visitantes podem admirar fotos da cidade e alguns utensílios e mobílias que foram utilizados pela Marquesa, como, por exemplo uma banheira.
Contato
Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé
São Paulo/SP – CEP 01017-020
Telefone: +55 11 3241-1081
Serviços
Exposição / Terça a Domingo, das 9h às 17h
Transporte
Linhas de ônibus consultar: www.sptrans.com.br
Metrô linhas: Azul e Vermelha – Estação Sé
VEJA TAMBÉM: 5 festivais gastronômicos de dar água na boca pelo mundo
Escadaria Beco do Pinto fica ao lado de pontos turísticos importantes da capital paulista
Também conhecido como Beco do Colégio, a escadaria era utilizada na época colonial da cidade de São Paulo, servindo como apoio para as pessoas transitarem entre largo da Sé à várzea do rio Tamanduateí. No local, podem ser observados resquícios de tijolo e paralelepípedo, materiais muito utilizados naquela época.
Seu nome (Beco do Pinto) tem relação com o sobrenome do antigo proprietário da casa ao lado, o senhor Brigadeiro José Joaquim Pinto de Moraes Leme.
O local é utilizado para gravações e a realização de ensaios fotográficos em diversos segmentos.
Serviço
Rua Roberto Simonsen, 136B – Sé
São Paulo/SP – CEP 01017-020
Telefone: +55 11 3106-5122
Reinaldo Calazans é especialista em cultura. Contatos Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/ Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/