Dicas de passeio para o fim de semana em São Paulo por Reinaldo Calazans

Dicas

No ano de 2004, o Castelinho foi tombado como Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo

 

Inaugurado em 1912, o castelinho da Rua Apa esconde muitas histórias ainda não descobertas. O local foi construído com base na arquitetura Medieval por arquitetos franceses, e em seu acabamento podemos observar os detalhes que deixam a construção mais imponente e pomposa.

No ano de 1932 um crime bárbaro, misterioso e jamais desvendado aconteceu naquele lugar. Os advogados Álvaro e Armando Cézar dos Reis e a mãe deles, Maria Cândida Guimarães dos Reis, foram encontrados mortos por uma empregada que vivia no mesmo local em uma casa anexa construída no fundo do castelinho.

Desde então, o imóvel ficou abandonado. Em 1982 os moradores de rua invadiram o local.

No ano de 2004, o castelinho foi tombado como patrimônio Histórico da cidade de São Paulo. Em 2015 começou a ser restaurado, para que nos dias após sua restauração fosse ocupado por uma ONG (Clube de Mães do Brasil) e uma organização que trabalham no âmbito de ajudar moradores de rua e refugiados.

Serviço

Endereço: Rua Av. São João, 2150 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01112-100

Horário: das 10h às 18h

 

 

Curiosidade da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima – Sumaré

Os frades receberam um presente do Conde José Vicente de Azevedo em 1931. O bairro estava em formação e o convento em construção quando estes começaram a morar no local. A primeira missa foi rezada no dia 9 de janeiro de 1932, na capela provisória.

O novo santuário recebeu a pedra fundamental e a benção no dia 13 de maio de 1935, por Dom José Gaspar Affonseca, porém a primeira missa só pode ser celebrada um ano depois e a construção foi finalizada após 13 anos, em 1948.  O local é marcado por muita história e uma arquitetura de tirar o fôlego.

Serviço

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 1.831 – Alto do Sumaré – São Paulo

 

 

Grátis: Centro Cultural Japan House é uma boa opção para os adeptos e admiradores do universo cultural

Localizado na avenida Paulista, local considerado como o coração brasileiro, o Centro Cultural Japan House oferece ao público muito entretenimento e cultura.

Com a finalidade de mostrar a nova face da arte contemporânea, gastronômica e tecnológica, o espaço é considerado um ponto importante para a população e o público que admira a arte e cultura.

O projeto, idealizado pelo governo japonês, faz parte de um conglomerado grupo que contará com filias nas principais cidades do mundo, como Londres e Los Angeles.

Somos a primeira cidade a receber este espaço fascinante da cultura nipônica e, por isso, vale a pena conferir a programação, que está impecável.

Serviço

Avenida Paulista, 52 / Metrô Brigadeiro

Telefone: 3090-8900

Horário: Terça a sábado, 10h às 22h; domingo e feriados, 10h às 18h. Entrada grátis.

 

 Reinaldo Calazans é especialista em cultura. 
Contato 
Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home  

Redes Sociais 
Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/  
Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/