Aproveite o feriado: Museu da Diversidade tem programação diversificada e entrada gratuita
Criado pela secretaria da cultura do estado de São Paulo no ano 2012 o Museu da Diversidade Sexual tem como fundamento difundir a cultura da população LGBT. As exposições são temporárias e reserva ao público um encantamento através de objetos, fotos idealizados pelo público lgbt.
O primeiro museu gay da América latina, o principal objetivo é manter e preservar a história da comunidade lgbt mostrando que devemos valorizar e respeitar a diversidade sexual.
O ativismo político está muito presente no local trazendo sempre espaço e discussões entre os artistas que não tem outro meio de comunicação para expor suas ideias. Um local onde a visibilidade trans também entra em questão com muito esclarecimento.
Em todo o mundo só existem 2 museus como este, apesar da sua importância o espaço é mais visitado pelo público estrangeiro.
A criação deste museu é de muita importância para a população em geral, através dele a disseminação ocorre e ajuda no combate à homofobia e diversos preconceitos.
Mostrando que arte lgbt é importante para a cultura no cenário brasileiro.
Serviço
Endereço: Estação República do Metro 24, R. do Arouche – República, São Paulo – SP
VEJA TAMBÉM: Dicas de passeio: Conheça alguns Brechós em SP por Reinaldo Calazans
Pinacoteca Fundada em 1905 o mais antigo museu de arte
A Pinacoteca do Estado disponibiliza de um variado acervo de arte brasileira, dos séculos XIX e XX. São mais de sete mil obras entre elas estão pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de arte deco.
Neste feriado quem ganha é o publico, são mais de 10 exposições espalhadas nas principais salas. Entre os artistas poderão ser apreciadas obras de Hilma af Klint: mundos possíveis, José Antônio da Silva: Nasci errado e estou certo, Arte colonial na Coleção da Fundação Nemirovsky, Ana Dias Batista: Chão comum, Rosângela Rennó: Vera Cruz, Tunga: Tríade Trindade, Ensaio de Tração e exposições de longa duração como Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo e Coleção Roger Wright – Vanguarda brasileira dos anos 1960.
E bem ao lado o parque da luz, em apenas um dia você pode desfrutar de muita diversão e cultura.
O parque tem uma ampla área ajardinada e em sua extensão obras de diversos artistas incluindo Victor Brecheret.
Vai ficar de fora? Curta seu feriado com muita cultura e entretenimento.
Serviço
Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010
Telefone: (11) 3324-1000
A casa de vidro reunia grandes nomes da arquitetura e intelectuais da época
Considerada um ícone da arquitetura moderna, o primeiro projeto da arquitetura ítalo-brasileira.
Localizada na região do Morumbi, em São Paulo, a construção da casa iniciou-se entre 1950 e 1951, a residência era do Casal Pietro Maria Bardi e Lina Bo, viveram por mais de 40 anos nesta linda construção.
Lina Bo Bardi nasceu na Itália em 05 de Dezembro de 1914, foi uma arquiteta renomada e entre seus trabalhos tinha um ótimo relacionamento e uma boa convivência com outros grandes nomes da arquitetura. Entre suas principais obras estão Solar do Unhão – Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, SESC Pompéia – Fábrica São Paulo 1977 e o imponente Museu de Arte de São Paulo, São Paulo 1958- considerada sua obra prima.
Além de uma arquitetura espetacular e admirável a casa de vidro era ponto de encontro de intelectuais e arquitetos da época.
Hoje abriga o Instituto Lina Bo e P.M Bardi, com o único objetivo de divulgar e promover a arquitetura, urbanismo, design e arte popular.
Vale à pena conferir.
Serviço
Visitação: exposições temporárias
De quinta a domingo,
Das 10h às 16h (com permanência até 16h30)
Entrada franca.
Telefones (11) 3744-9902
Casa de Vidro: Rua General Almério de Moura, 200 Vila Morumbi,
-São Paulo / SP – Brasil
Reinaldo Calazans é especialista em cultura.
Contato
Blog: http://calazansculturaearte.wixsite.com/home
Redes Sociais
Facebook: https://facebook.com/calazansculturaearte/
Instagram: https://www.instagram.com/calazansculturaearte/