Dicas de passeio para o fim de semana em SP

Dicas

Belas Artes cinema no coração da cidade de São Paulo têm programação bem diversificada, parada obrigatória para quem gosta de filmes

Um dos mais antigos cinemas da cidade de São Paulo, tem uma historia bem interessante de ser apreciada, apesar de algum tempo ter ficado fechado hoje tem as portas abertas para o público apreciar o que tem de mais interessante os filmes que são exibidos em suas salas.

Inaugurado em 1943, com o nome de Cine Ritz, após cinco anos em 1948 passou a ser chamado de Cine Trianon, e logo em 1967 se tornou Cine Belas Artes, conhecido assim até os dias de hoje.

No período da ditadura militar, foi um local freqüentado pelos jovens intelectuais que resistiam à censura que se instalava no país. Os filmes que eram bem radicais eram exibidos pela juventude oprimida, Godard, Pasolini, Fassbinder, Herzog, Ruy Guerra e Glauber Rocha tornaram se um prato cheio para os jovens.

Após ficar um tempo fechado e sem verba para o funcionamento adequado, a reabertura foi um ato de grandeza, uma garantia de acesso à cultura para o publico.

Hoje em dia em pleno funcionamento ele disponibiliza de varias salas e um vasto repertório de filmes a disposição da população que preza uma boa agenda cultural.

Conjunto de seis salas de projeção convencionais de tamanho médio com programação de filmes de arte e clássicos.

Confira a programação: http://www.caixabelasartes.com.br/programacao-regular/

 

Serviço

Endereço: Rua. Da Consolação, 2423 – Consolação, São Paulo – SP, 01301-100
Telefone: (11) 2894-5781

 

VEJA TAMBÉM: Mais dicas de passeio para o fim de semana em SP por Reinaldo Calazans

 

CCBB- Centro Cultural Banco do Brasil disponibiliza de muita cultura e diversão

Localizado no centro velho e no coração histórico da cidade de São Paulo, o prédio que abriga o Centro Cultural do Brasil, foi construído em 1901.

Em 1923 foi comprado pelo banco do Brasil, mas somente em 1927 com a reforma organizada e projetada pelo arquiteto Hippolyto Pujol, se tornou o primeiro prédio próprio do Banco do Brasil na Capital Paulista.

Com a inauguração em 21 de abril de 2001, o centro cultural tornou-se a quinta instituição no ramo de cultura mais visitado no país. Uma área de 4.183 metros quadrados todas ocupadas com setores e espaços pertencentes somente ao CCBB.

Teatro, Cinema, Artes Visuais e Músicas são os programas favoritos de quem visita o local, dentro das instalações os visitantes também podem usufruir de um bom bate papo no café que está instalado, bem na entrada do prédio.

A programação é bem diversificada, vale à pena conhecer o local e desfrutar de muita cultura.

 

Serviço

Como chegar: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro CEP: 01012-000 | São Paulo (SP) (11) 3113-3651.
[email protected]

 

 

Jardim da Luz, patrimônio histórico da cidade de São Paulo disponibiliza obras de grandes artistas desde Victor Brecheret entre outros

Conhecido como Jardim da Luz, foi aberto ao público em 1825 no período do Brasil Imperial.

O parque conta com uma área útil de 113 mil m². Foi considerado o primeiro espaço de lazer da população paulistana, o local conserva muita história além de vários atrativos que foram implantados com o passar do tempo.

Em 1981, o espaço foi tombado como patrimônio histórico da cidade, este acontecimento foi muito importante para São Paulo, um presente para a população mais antiga e para os visitantes mais recentes.

Atualmente o parque abriga cerda de 50 obras esculturais que foram produzidas por Victor Brecheret, Leon Ferrari, Amílcar de Castro, José Resende, Marcelo Nietsche e muitos outros artistas renomados.

Vale à pena conferir.

Parque mais antigo da cidade, tombado, com esculturas, jardins simétricos, gruta com cascata, lago e coreto.

 

Serviço

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Endereço: Rua. Ribeiro de Lima, s.n – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01122-000
Telefone: (11) 3227-3545