Dicas de compras para a Black Friday

Dicas

A Black Friday é uma tradição de origem americana, realizada sempre um dia após o feriado de Dia de Ação de Graças, quando há uma grande baixa dos preços em diversas lojas.

Mas qual é a origem desta data? A verdade é que não há um marco exato para isso. Alguns acreditam que foi por conta de duas importantes instituições financeiras terem quebrado no mesmo dia (24 de setembro de 1869, uma sexta-feira); outros acreditam que, nessa época que se aproxima do Natal, os pequenos comércios começavam a ver seus números de forma negra (positivo), ao invés de vermelha (negativo). No entanto, a teoria mais aceita é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60, para se referir ao dia após o feriado de Ação de Graças, quando o trânsito se tornava um caos.

VEJA TAMBÉM: 5 apps para editar suas fotos para o Instagram

É a última sexta-feira do mês, e acaba despertando o comportamento compulsivo e consumista de muitas pessoas. Por isso, separamos aqui algumas dicas para que você faça compras conscientes e aproveite muito os descontos na Black Friday! Confira:

  1. Planeje uma lista de desejos

É importante que você já tenha em mente, antes da Black Friday, todos os produtos que são de sua prioridade para não esquecer nada que seja importante na hora da correria. Alguns sites já possuem essa opção, de adicionar à “lista de desejos”, mas mesmo assim, é sempre bom ter um caderninho ao seu lado para, assim, ir riscando os itens que já foram comprados.

  1. Fique atento ao selo de segurança da Black Friday

Antes desse selo, era difícil saber se o site em que você queria realizar uma compra realmente era confiável. Tendo isso em vista, a organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um selo oficial de segurança para que os sites licenciados fossem identificados, assim evitando, também, a ‘maquiagem de preços‘ por lojas online duvidosas. Portanto, certifique-se, antes de tudo, que a loja existe e realmente é confiável.

  1. Cadastre-se no site das lojas

Sites de compra online sempre requerem um cadastro prévio com suas informações pessoais para o posterior envio da mercadoria. Isso facilita muito na hora da compra, assim evitando perda de conexão ou de tempo pelo grande fluxo de pessoas acessando o site. Assim, no dia da Black Friday, é só você colocar o seu login, senha e confirmar as informações.

VEJA TAMBÉM: 4 dicas para não surtar quando estiver desempregado

  1. Compare preços

Feita a sua lista de desejos, sabendo quais sites são licenciados, e com seu cadastro pronto, está na hora de você se planejar na questão de custo-benefício: é aconselhável que, algumas semanas antes da Black Friday – ou até mesmo um mês antes -, você já comece a pesquisar os preços dos produtos que deseja comprar, sem o desconto aplicado, para assim, no dia, avaliar se realmente é um desconto que vale a pena. Uma boa ideia é comparar o valor do mesmo produto em sites diferentes (todos licenciados), consequentemente te levando à melhor escolha de custo-benefício na hora da compra.

  1. Denuncie as irregularidades

É muito comum ver sites e lojas anunciando grandes descontos para seus produtos mais caros quando, na verdade, não há muita diferença de preço. Algumas lojas tendem a aumentar o valor do seu produto alguns dias antes da Black Friday para, assim, as pessoas pensarem que houve uma grande queda de preços. Para denunciar esse tipo de regularidade, o site Reclame Aqui oferece uma plataforma exclusiva para a Black Friday, permitindo que os consumidores relatem seus problemas durante o dia.  Nele também você pode conferir dicas para evitar este tipo de negociação.

 

Gostou das nossas dicas? Deixa seu comentário aqui com o que mais você gostaria de ler no nosso portal!

VEJA TAMBÉM: Tire suas dúvidas com a Titi Vida na “Pergunta do Dia”

 

    Redação TV Catia Fonseca