O mundo e o mercado de trabalho estão mudados. Atualmente, muita gente busca uma segunda fonte de renda ou, quem sabe, algo que lhe dê uma satisfação maior que sua profissão atual. Descobrir sua polivalência pode ser a chave para novos prazeres e uma nova entrada de dinheiro extra.
Imagino que, provavelmente, você tenha um emprego fixo. Talvez até uma carreira promissora, mas nada lhe impede de refletir sobre “como posso ganhar mais dinheiro com outro talento que possuo?”. | a |
Cada vez mais, vejo pessoas empregadas ou desempregadas tentando se reinventar e criando novas formas de renda, expressando outras habilidades. Lembro aqui de uma amiga que oferece jantares em sua casa e comercializa tal experiência. Cadastrou-se até na plataforma mundial EatWith, que reúne pessoas apaixonadas por boa comida e pelos alimentos em geral, suas origens, histórias e pelas pessoas que os produzem.
Outro conhecido formou-se em arquitetura e, como a oportunidade em sua área demorou a surgir, também se reinventou e tornou-se um motorista de Uber que hoje só atende executivos. Outra amiga, auxiliar administrativa, em momentos livres aceita encomendas de doces para festas. Conheço um terapeuta que exerce a profissão em horário comercial e, nas horas vagas, pinta quadros. |
Eu poderia citar inúmeros casos de pessoas que desenvolveram outras atividades. São os chamados profissionais polivalentes que decidiram sair da zona de conforto em busca de melhor retorno financeiro. Você pode dizer que não tem muito tempo, mas quando a necessidade surge, o tempo aparece como num passe de mágica, sabia?
Administrar bem o tempo é uma competência primordial hoje em dia. Você não sabe por onde começar? Tente iniciar utilizando plataformas que podem oferecer o seu serviço, por que não? Atualmente existem inúmeros sites para quem deseja atuar como freelancer. Desde construção de um Power Point até uma planilha de Excel, fazer locução, criar logotipos, dar consultoria em redes sociais e muito mais.
Tudo é questão de mudar o nosso modelo mental, o ponto de vista, e começar a desenvolver nossa polivalência. Pode ter certeza, você também é um destes profissionais. Permita-se. Ofereça seu trabalho. Quem sabe, a partir deste “quebra galho” inicial, você não começa a desenvolver uma segunda carreira, montar um novo negócio ou, simplesmente, descobrir algo que te faz muito mais feliz. | a |
Pare de esperar que o mundo lhe dê oportunidades. Comece você mesmo a criá-las. O mundo mudou muito e as relações de trabalho também. É importante que neste processo você faça algo que goste, pois, além do retorno financeiro, também terá muito prazer em descobrir novas habilidades e praticar a sua polivalência.
a