Sabe aquela semana normal: mesma rotina, mesmas pessoas, mesmo blá blá blá das redes sociais. Enfim… Nada de muito novo acontece e mesmo assim você sente uma angústia? Você pensa que não é nada, que devem ser as influências da lua cheia de ontem ou talvez o inverno interferindo no seu humor. Pode ser TPM, a falta de filhos ou apenas um dia ruim, porém, lá no fundo, você vem negando algo que lhe incomoda.
Talvez, aquela carreira que não deu tão certo quando você era criança ou aquele grande amor que nunca chegou de verdade. Quem sabe seja a tão sonhada viagem para Europa que ainda não aconteceu por falta de grana, a falta de filhos ou de uma casa própria com área gourmet. Você então percebe que está de saco cheio de muita coisa, a maioria dos seus desejos ainda não aconteceu e o tempo urge em uma velocidade estrondosa.
Já sentiu algo parecido? Muito prazer, eu me chamo frustração!
A frustração surge quando algo esperado não ocorre. Quando as nossas expectativas não são preenchidas. Quando seus desejos não são realizados, ou suas metas não foram atingidas. Entretanto, assumir as frustrações por sua vida não ser exatamente o que você gostaria que fosse, é necessário?
A primeira atitude é fazer as pazes com elas. Isso mesmo! Ao invés de falar na frente do espelho “sua vida não está como você queria” e de revoltar-se com tudo, é melhor abraçar suas frustrações, torná-las parte de você. E depois de passar o efeito letárgico e frustrante, fazer algumas reflexões.
Assumir as suas frustrações é um passo importante para criar um plano de ação para mudá-las. Construímos decepções, às vezes, por uma vida inteira e queremos mudar tudo nos primeiros cinco minutos. Imediatismo só irá fazer você se sentir mais incapaz e angustiado. Planeje sua mudança e trace seus objetivos.
VEJA TAMBÉM: Sinta-se bem e feliz com o seu corpo, com Regiane Silva
O que controlo e o que não controlo? Você pode preparar-se para fazer a viagem dos seus sonhos, mesmo que precise juntar grana por mais de um ano. Também pode investir na sua carreira, com toda ajuda especializada que for possível. Isso você controla. Mas você não pode controlar se o amor da sua vida vai aparecer. Você não pode controlar aquilo que não depende única e exclusivamente de você. Mas pode fazer a sua parte ao conhecer alguém, certo?
Somos motivados por nossos sonhos e metas. Caso alguns não derem certo, por que não criar outros? Dizem que não se pode ter tudo na vida, mas isso não significa que não possamos ter muitos sonhos realizados.
A grama do vizinho não é necessariamente mais verde. Temos o péssimo hábito de achar que o “do outro” é sempre melhor “que o nosso”. Desde a infância, o brinquedo do coleguinha parece mais colorido e mais divertido que o nosso. Pura ilusão! O importante é saber lidar com as várias situações que a vida nos impõe. Quantas estrelas famosas, lindas e cheias de dinheiro têm problemas sérios com depressão, álcool ou drogas? A vida de ninguém é perfeita. Então, não se compare com os outros. Seja o melhor dentro das possibilidades que você tem.
Inspire-se nos bons exemplos. Histórias, notícias, atitudes de gente que passou por frustrações vão ensinar-lhe muito sobre decepção. Aprenda com os vencedores, com as pessoas que deram a volta por cima. As pessoas que desceram às situações mais complexas e conseguiram ascender. Aprenda com os bons exemplos. Pode ser sua vizinha, sua colega de trabalho ou até mesmo um artista. Não precisa ser com o CEO que construiu as empresas mais ricas do mundo. Seja realista com você.
Pense sempre: sou mais forte do que tudo isso. Cotidianamente, temos pequenas frustrações: o horário atrasado para ir ao médico, o amigo que não lhe devolveu a grana emprestada e a ligação da paquera não recebida… Não deixe isso lhe derrubar.
A frustração é uma condição humana. Mas uma coisa tem que estar clara na sua cabeça para as pequenas e grandes frustrações da vida: a sua auto-motivação! Entender que ser forte é também ter momentos de fragilidade. É ter consciência que ideias, fatos inesperados, surpresas e bons acontecimentos também surgem. É saber que você tem inteligência e que um pouco mais de esforço poderá fazer muitas mudanças na sua vida.
Basta entender que é preciso conciliar os sentimentos de frustração, reconhecimento, planejamento e auto-motivação. Você só será uma pessoa frustrada se enxergar-se como tal, pois se ainda está respirando e, por isso, tem uma incrível capacidade de realização. Não existe melhor sentimento do que esse. Reconheça suas frustrações, mas não as aceite como verdade. Tudo é mutável, especialmente, sua vida e você.
a