Organizar espaços pequenos, além de ser uma tarefa difícil, exige muita criatividade.
É preciso aproveitar cada lugarzinho livre de uma maneira prática, para ser funcional no dia a dia e assim descartar aquelas coisas que já não fazem mais parte da nossa vida! Ou seja, tudo aquilo que você não gosta, não serve e não usa, deverá ser doado, vendido ou descartado – e só ficará o que realmente interessa!
Um outro segredo é explorar o espaço aéreo, as paredes. Prateleiras, ganchos, nichos são muito bem vindos – porém, antes de furar qualquer local, é necessário consultar a planta baixa do imóvel, pois existem paredes estruturais, vigas e colunas que não podem ser furadas. Também é importante consultar a planta hidráulica, evitando furar um cano de passagem de água.
Outros locais ótimos são atrás das portas e embaixo das escadas. Opções boas são camas, sofás e bancos com baús. Eles têm dupla funcionalidade, compõe o mobiliário, decoram e ajudam muito na hora de guardar nossas coisas.
Na cama baú podemos guardar tudo o que usamos apenas uma vez ao ano: enfeites de Natal, de Páscoa, roupas temáticas de festas, bailes, formaturas, fantasias (carnaval, etc….) roupas de inverno ou verão, itens para viagens, entre outras.
Já nos pufes bancos, podemos guardar nossos álbuns de fotos, brinquedos, material escolar, material de artesanato.
Se a cama tiver um bom espaço, embaixo dela dá para guardar objetos também. A sugestão para que fique bem organizado é colocar os itens categorizados em caixas plásticas transparentes com tampas para evitar pó. Nelas podemos guardar os sapatos, bolsas, roupas de cama e banho, brinquedos, material escolar, livros, acessórios. A identificação é muito importante para facilitar no dia a dia e fazer com que não se perca tempo na hora de buscar as peças.
Todas as fotos foram retiradas do Pinterest.
a
a