Em meio a tanta necessidade de aprovação causada pelas redes socais, o uso de terapias florais pode ser uma forma de gerar em si mesmo mais autoestima, confiança e liberdade.
A necessidade crescente da aprovação alheia tem sido (e muito!) facilitada pelas mídias sociais. A indecisão sobre o que vestir, comer ou aonde ir pode ser facilmente resolvida por uma postagem no Instagram ou no Facebook, onde uma legião de “palpiteiros” de plantão está pronta a auxiliar.
Não estou dizendo que a opinião do outro não seja importante. Longe disso. A sugestão de certas pessoas pode ser muito enriquecedora. O problema está no excesso de preocupação com a opinião alheia, o que pode atrapalhar a sua vida. Será que é este seu caso?
A sociedade é composta por padrões econômicos, de sucesso, satisfação e felicidade e somos todos condicionados por eles. Acabamos por cultivar nosso ego ao estabelecer uma busca frenética e desenfreada por reconhecimento, por aprovação para nos sentirmos bem e aceitos como parte desta sociedade.
Porém, apesar de estarmos inseridos nesta sociedade, temos a liberdade de aceitarmos ou não estarmos sujeitos às exigências e julgamentos alheios. Cada ser humano tem uma trajetória de vida, um propósito a cumprir em busca de seu equilíbrio e paz interior – e a interpretação desta experiência vivida é particular.
VEJA TAMBÉM: O que é o transtorno de ansiedade, por Vanessa Gonçalves
Não podemos nos esquecer de que a opinião do outro é baseada em vivências e experiências de vida dele. Toda opinião é baseada no sistema de crenças e valores que uma pessoa adquiriu ao longo de sua vida. Como ela pode prevalecer à sua, que viveu, experimentou, viu e conheceu situações de vida completamente diferentes? Ao nos importarmos com a opinião do outro deixamos de ser nós mesmos e de sermos quem gostaríamos de ser.
A terapia floral é uma ótima maneira de auxiliar a romper este padrão de dependência e se libertar da necessidade de reconhecimento, aprovação e aceitação do outro. Ao despertar a autoestima e segurança, as essências florais colaboram com o fortalecimento do indivíduo e despertam a confiança em seu próprio julgamento.
Na sua versão oral, identificar as essências florais adequadas para seu caso requer o auxílio de um terapeuta floral qualificado. Esse é um processo muito bacana de autoconhecimento, inclusive.
As versões de uso tópico são bem interessantes, pois funcionam como um auxílio imediato, são bastante práticas e ajudam a despertar a autoconfiança e segurança para tomar decisões. Ter a capacidade de emitir a sua opinião, mesmo que contrária à do outro, é importante em qualquer relacionamento. Da mesma forma que pedir a sugestão do outro também é legal, desde que não te impeça de ser você mesmo.