Hoje o mercado não busca mais aqueles, que tem o maior QI (quociente de inteligência) e sim quem tem uma maior IE (Inteligência Emocional), eles entenderam com o decorrer de décadas, que não adianta eu ter o colaborador mais inteligente, se ele não souber gerir as suas emoções, se ele não tiver empatia, bom relacionamento interpessoal, características essas que estão diretamente ligadas, as pessoas que sabem lidar com as suas próprias emoções.
Então separamos 7 atitudes, que se você colocar em prática você será mais Inteligente Emocionalmente, confira!
- Se colocar no lugar do outro
Saber olhar pro outro, como humano em constante evolução como você, que também erra, acerta , tem problemas e soluções, te fortalece como pessoa, você aprende com outras experiências, sem ter que vivenciar para aprender, olhar pro outro, engrandece você.
- Audição ativa
Escuta ativamente, com o foco no que estão te dizendo, absorve o melhor das palavras, e entende verdadeiramente, o que o outro diz. Quem sabe ouvir, sabe focar, e sempre está um passo a frente, pois tem a informação completa.
- Filtrar as palavras
Nem tudo o que dizem de bom ou ruim é pra você, só porque alguém te disse um dia que você não é bom o suficiente, não significa que isto é verdade, aprenda a filtrar as palavras, geralmente o que as pessoas dizem, tem mais haver com elas mesmas do que com você. Filtre.
- Lidar com as emoções de maneira positiva
Gerenciar as emoções, não é deixar de sentir, não há mal nenhum, em se estressar de vez em quando, se entristecer e até dar aquela pirada, o problema só começa quando isso persiste, vira uma rotina, ai sim isso será algo que te problemas, aprenda a olhar o lado positivo de suas emoções, como se elas fossem apenas um degrau a ser deixado pra trás, mas que de alguma maneira te ajuda a subir, entenda, aceite e depois ultrapasse. Excesso de Passado (depressão), Excesso de Futuro (ansiedade), Excesso de Presente, nunca ouvi falar, é difícil encontrar quem realmente viva o hoje.
- Treinar a Paciência
Ser paciente é diferente de aceitar tudo de maneira pacífica, ser paciente é não tornar-se igual, é ponderar quando outro perde a linha, o bom tom, o que você achar melhor. Já adianto não é fácil, mas quem disse que seria né. Por isso a atitude começa com a palavra TREINAR, tem que estar em constante treinamento.
- Saber o que quer
Sim, as pessoas inteligentes emocionalmente, sabem exatamente o que querem e aonde vão chegar, por isso se esforçam pra gerenciar seus medos, suas irritações, seus mimimis, porquê existe um objetivo maior, e isso os movem, os faz mais tolerantes, e resilientes. E você sabe o que quer?
- Não focar nos problemas e sim nas soluções
Para de enumerar os seus problemas, comece a pensar nas possíveis soluções, tudo o que você foca expande, e com os problemas não são diferentes, foca no que vai te trazer paz , mesmo que isso não seja possível no momento, o seu cérebro vai se esforçar mais pra te ajudar a chegar lá, acredite soluções geram soluções.
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Agora vai em frente ou enfrente, o importante é se movimentar e ir de encontro com o que você quer ser, seja mais Inteligente Emocionalmente e você vai perceber que tudo o que você queria nos outros, na verdade só dependia de você.
Fernanda Mamedes é coach. Contato Instagram: @fernandamamedescoach Site: www.fernandamamedes.com.br |