Descobrimento ou conquista? No dia 22 de Abril, é de costume dos brasileiros comemorar, relembrar à chegada dos portugueses nas terras brasileiras. A história oficial diz que em 1500, Pedro Álvares Cabral saiu de Portugal rumo a uma expedição planejada para a Índia e por conta de um erro no percurso causado por fortes tempestades, as caravelas chegaram onde hoje está situada a cidade de Porto Seguro na Bahia.
No entanto, uma parte dos historiadores costuma dizer que, em uma expedição secreta, o espanhol Duarte Pacheco já conhecia as terras habitadas pelos índios. Isso aconteceu por volta do ano de 1498, de acordo com alguns registros mais antigos, que relatam que ele esteve no norte do país.
O encontro entre portugueses e índios foi registrado por Pero Vaz de Caminha, presente na expedição e também responsável por comunicar a coroa portuguesa tudo que estava acontecendo no local conquistado. Em especial as trocas entre os objetos que os índios nunca tinham visto por produtos naturais que os portugueses desconheciam.
Após essas trocas, o processo de colonização e escravidão – sobretudo por conta do Pau-brasil – começou, resultando em uma colônia de exploração dos recursos naturais que a terra tinha à oferecer.
Interessante lembrar que a conquista do nosso território nacional, serve de ponte para outra comemoração no dia de hoje. O dia do Planeta Terra!!!
Em 1970, durante o movimento hippie nos Estados Unidos, aconteceu a primeira manifestação a favor da preservação dos recursos naturais do planeta. Jovens universitários e em escolas, se organizaram para protestar e, junto ao senador e ativista ambiental Gaylord Nelson, conseguiram pressionar o governo para criar uma Agência de Proteção Ambiental.
O dia 22 de Abril é, portanto, o momento para pensarmos sobre as nossas ações para proteger nosso planeta. Além disso, nós brasileiros lidamos com a exploração de recursos desde o comecinho da história do nosso país. Por isso, é importante refletirmos sobre o que estamos fazendo, para que as nossas reservas ecológicas continuem sendo preservadas, quais os cuidados que cada região precisa e, como ajudar a minimizar os impactos diários na natureza.
Vamos cuidar com carinho do nosso querido planeta Terra que é a nossa casa!