Da estética ao tratamento de doenças: as verdades sobre o botox

Estética

Desde seu surgimento, até os dias atuais, o botox continua sendo um dos procedimentos mais procurados em clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica. Isso porque ele é o único capaz de fazer seu rosto “parar no tempo” ao travar a musculatura dos locais onde é aplicado. Enquanto o botox realiza este efeito, você não aumenta suas rugas de movimento.

Nome comercial de uma das toxinas botulínicas presentes no mercado, o botox é uma substância que ao ser aplicada na pele impede a contração dos músculos faciais que geram as rugas.

Tv Catia Fonseca O que é botox Larissa Viana

Produzido pela mesma bactéria que provoca o botulismo (a Clostridium botulinum), o botox não causa a doença pois é purificado através da industrialização e ministrado para uso estético em doses muito pequenas. Já um dos sintomas do botulismo é exatamente a paralisia facial.

Cada país tem sua própria regulamentação para o uso do botox. No Brasil, ele foi aprovado pela Anvisa em 1992. Desde sua aprovação, a substância vem ampliando as possibilidades de uso, ganhando espaço não só na estética como também na medicina. A toxina botulínica também pode ser encontrada com outros nomes comerciais, como Prosigne, Dysport, Xeomin e Botulift.

Além dos procedimentos estéticos, o botox pode ser usado para diminuir espasmos faciais, cefaleia tensional e suor excessivo. Pode, ainda, ser aplicado contra a gagueira, para atenuar dores lombares crônicas e neuropáticas, para controle do bruxismo (o “ranger de dentes”) e para minimizar os tremores causados pelo mal de Parkinson.

Tv Catia Fonseca O que é botox Larissa Viana

Vale ressaltar que o método quase não tem contraindicações ou efeitos colaterais. Podem ocorrer dores de cabeça durante um certo período após a aplicação, assim como manchas roxas na região por um curto tempo. A injeção de toxina botulínica não é indicada para mulheres grávidas e nem para pessoas com hipersensibilidade à substância.

A primeira aplicação de botox já produz um resultado positivo no aspecto facial, que vai aparecer em média após 5 dias. Seus efeitos podem chegar a durar seis meses, mas, em geral, a média é de quatro meses quando há uma boa manutenção.

Tv Catia Fonseca O que é botox Larissa Viana

O principal cuidado a ser tomado para aplicações de botox é encontrar um local seguro e de confiança, com profissionais habilitados para aplicação. O procedimento é quase indolor!

Após a aplicação, a pele pode apresentar mais sensibilidade e elevações em algumas partes, mas a situação se estabiliza após minutos. É fundamental evitar exposição ao sol antes da aplicação, não realizar atividades físicas antes ou depois, não receber massagens no local e nem se deitar nas quatro horas seguintes. Depois de um curto tempo de adaptação, a pessoa pode voltar a praticar suas atividades normalmente sem que haja nenhum dano à estética alcançada com o procedimento.

Não há uma idade definida para início do uso do botox. Se você já se incomoda com a “ruga do bravo”, rugas na testa ou na lateral de seus olhos, já é o momento de começar a aplicar para que você nem chegue a enrugar.
E não tenha medo, um bom profissional consegue fazer com que você diminua as linhas de expressão sem perder a expressão!

a