Croissant de vinho do Chef Edgard Rodrigues

Doces

 

Ninguém tem muita certeza sobre a verdadeira história do croissant. Embora o nome seja francês, os relatos sobre a criação dessa iguaria pela por Viena, na Áustria, e até por um polonês que vivia na Constantinopla. A primeira versão é de que o croissant – que quer dizer “crescente”, em francês – teria sido inventado por padeiros da capital austríaca.

Dizem que durante a Batalha de Viena, alguns dele ouviram o barulho feito pelos turcos otomanos enquanto cavavam um túnel e, por isso, soaram um alarme, destruindo os planos de ataque. Por sua coragem, puderam criar uma massa em formato do desenho da bandeira turca – que tem uma lua crescente como símbolo. Difícil de acreditar, mas está registrado assim em alguns livros de culinária.

VEJA TAMBÉM: Pão Australiano (tipo Aussie Bread) do chef Edgard Rodrigues

A outra história é a de que um polonês chamado Franz Georg Kolchitsy, que morava na Constantinopla, encontrou em torno de 500 sacas de café abandonadas por turcos após a guerra. Com o material dando sopa, claro, ele decidiu abrir uma cafeteria. Para acompanhar o café que servia em seu estabelecimento, o polaco inventou uma espécie de pão em formato de lua que caiu no gosto dos clientes e existe até hoje.

Bem, mas que tal preparar um belo croissant de vinho enquanto você decide qual das versões acima é a que mais tem condições de ser verdadeira? A receita do Chef Edgar promete fidelizar a clientela para todos os cafés da tarde aí na sua casa. Tome nota:

VEJA TAMBÉM: Crumble de banana e pimenta do casal MasterChef

Ingredientes:

  • 500g de farinha de trigo
  • 280ml de vinho tinto (reduzir um pouco para evaporar o álcool e deixe esfriar)
  • 40g de açúcar refinado
  • 10g de sal
  • 7g de reforçador
  • 20g de fermento biológico fresco
  • 300g de gradina folhado (margarina própria para folhados)

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes na batedeira e deixe bater por 3 minutos em velocidade baixa. Depois passe para a segunda velocidade e deixe bater por aproximadamente 10 minutos, até ficar ema massa em ponto de véu (lisa e enxuta).

Retire a massa da batedeira, modele em formato retangular e leve para o freezer por 30 minutos. Em seguida de três voltas simples.

Leve ao freezer por mais 30 minutos e em seguida abra a massa e faça os modelos triangulares (croissant), recheie com o chocolate.

Leve para crescer em armário fechado por aproximadamente 60 minutos.

Pinte com gema e leve para assar por 13 – 15 minutos em forno pré-aquecido.

 

  Edgard Rodrigues é chef padeiro

Contatos

E-mail: contato@receitaria.com

Redes Sociais

Site: www.receitaria.com
 Facebook: https://www.facebook.com/receitariaescola
 Instagram: https://www.instagram.com/receitaria
 YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC4DWVbGEI9bZb4jyS2TGxAA