As melhores praias do trecho São Paulo – Rio de Janeiro

Dicas

O Brasil é um país com belezas naturais exuberantes. Extremamente famoso por algumas delas serem suas belas praias (inclusive, já mencionamos 10 delas anteriormente aqui no portal), o trecho São PauloRio de Janeiro reserva várias. Seguindo do centro de SP até Santos, você pode desfrutar de algumas praias por lá mesmo, pois o caminho a se seguir pelo trecho Rio-Santos, que faz parte da BR-101, possui visuais de tirar o fôlego. Selecionamos algumas das melhores praias do trecho São Paulo – Rio de Janeiro, com viagem de, em média, 1h e 2h30 de um destino para o outro, para você aproveitar enquanto não chega no Rio, confira:

 

  • Praia de Guaratuba – Bertioga, SP

Tranquila e com extensão de aproximadamente 8km, a praia de Guaratuba é ótima para caminhadas na orla e passeios de bicicleta. Fica próxima de um condomínio de casas, mas mesmo assim, há pouca agitação por lá. É um bom lugar para fazer a primeira parada da viagem e aproveitar um visual bonito e relaxante.

 

  • Tabatinga – Caraguatatuba, SP

Com mar limpo, águas rasas e tranquilas, a praia de Tabatinga é uma das mais bonitas de Caraguatatuba. Possui quiosques que poderão oferecer um ótimo serviço para você e sua família. Suas águas são calmas e cristalinas, sua areia é fina e fofa, porém mais compacta próxima ao mar, o que lhe confere uma boa balneabilidade.

 

  • Praia do Cedro – Ubatuba, SP

Escondida entre as montanhas e com uma mata intocada, a Praia do Cedro, em Ubatuba, possui uma faixa de areia que divide o lugar com árvores que garantem sobra aos banhistas. Ainda que seja um pouco afastada e escondida, é uma praia bem movimentada durante a alta temporada. Embora o mar seja de tombo, as águas são calmas e cristalinas, ideais para fazer snorkelling ou até mesmo mergulhar. A paisagem é composta pelo oceano e a Serra do Mar ao fundo, visual de tirar o fôlego! Para chegar à praia, é necessário pegar a Rio-Santos sentido Praia Vermelha, e depois seguir uma trilha leve de 10 minutos.

 

VEJA TAMBÉM: Booking.com lista 5 destinos poéticos para se inspirar

 

  • Praia do Cachadaço – Paraty, RJ 

Localizada na Vila da Trindade, a praia do Cachadaço fica logo após a divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. Famosa por ter piscinas naturais próximas da praia, é uma das prediletas dos turistas, com uma área de mar protegida por grandes pedras. A faixa de areia é longa, fina e branca permite curtição igual para todos, sem muitas pessoas ao redor, apesar de ser uma praia com bastante movimento, principalmente em dias de sol e no calor.

 

  • Praia da Figueira – Angra dos Reis, RJ

Cercada por mata nativa preservada, os amantes da natureza irão se encantar com a praia da Figueira – nela, você tem muito contato com o verde. A alta temporada atrai muitos turistas, mas fora dela, a praia fica quase deserta. Sua faixa de areia dourada e grossa; o mar é calmo, de águas limpas e claras, muito propício à prática de esportes náuticos e banhos. O lugar não possui infraestrutura turística, sendo recomendado, então, que o visitante seja responsável por seus alimentos e bebidas.

 

  • Praia Secreta – Rio de Janeiro, RJ 

Descoberta apenas em 2014, a Praia Secreta (ou Praia do Secreto) é uma piscina natural, que não possui faixa de areia. Com mais ou menos 12m de extensão, está entre a Praia da Macumba e a Prainha. É um espaço pequeno, com muitas pedras grandes, que não permitem que se tenha uma ampla visualização do mar quando se está na areia. Como é possível para subir em algumas das pedras, a visão de cima delas permite um aprecio da paisagem de tirar o fôlego.

 

   Redação TV Catia Fonseca