7 dicas para ajudar no controle da oleosidade da sua pele

Beleza

Alguns hábitos que podem parecer benéficos para eliminar o excesso de produção de secreção pelas glândulas do rosto podem estar trabalhando contra você. Siga os cuidados indicados por especialistas e tenha uma pele perfeita.

VEJA TAMBÉM: Preenchimento Labial com Dra. Maria Paula del Nero

Você sabia que em média 80% das mulheres jovens tem a pele oleosa? Isso ocorre porque há uma excessiva produção de sebo pelas glândulas sebáceas femininas. E para ajudar a controlar essa oleosidade, temo aqui sete dicas simples e muito úteis:

  • Lave seu rosto apenas duas vezes ao dia. Ao contrário do que muita gente pensa, se você lavar seu rosto várias vezes ao dia, ao invés de diminuir a oleosidade, você irá aumentá-la. Isso acontece porque quanto mais você lavar, mais a pele produzirá sebo para compensar a retirada dele nas lavadas.
  • Use protetor solar todos os dias. Porém, tenha um protetor específico para pele oleosa. Antigamente, o gel era a formulação mais utilizada para pele oleosa, mas, hoje em dia, há vários cremes, mousses e séruns específicos para peles oleosas.
  • Quem tem pele oleosa costuma ter maior incidência de acne. Para tratar a acne é preciso procurar um dermatologista que avalie se é necessário fazer exames laboratoriais (no caso de incidência na idade adulta), oriente e acompanhe o tratamento. Não use nenhum produto pontual nas acnes, eles podem manchar sua pele. E, principalmente, não esprema essas lesões porque também pode causar manchas.
  • Se você usa maquiagem, nunca esqueça de retirá-la com um demaquilante específico para pele oleosa. Após uso do demaquilante, lave o rosto com água fria e sabonete para pele oleosa.
  • Se você gosta de usar sabonetes ou máscaras esfoliantes, não use mais do que duas vezes por semana. A retirada excessiva do sebo faz com que sua pele produza ainda mais sebo. Há máscaras específicas para pele oleosa que descongestionam os poros, evitam a acne e uniformizam a pele.
  • Cuide de sua alimentação: evite alimentos ricos em gorduras e açúcar pois eles estimulam a produção de sebo.
  • Peles oleosas também devem ser hidratadas. Use um hidratante específico para esse tipo de pele. Se tiver dúvidas sobre qual produto utilizar, consulte seu dermatologista.

VEJA TAMBÉM: Como organizar maquiagens com Tati Alves

Tomando esses cuidados práticos e adquirindo hábito simples, sua pele estará sempre perfeita. E vale lembrar que um dermatologista deve ser sempre consultado sobre tratamentos e uso de produtos que não tenham sido receitados por ele.

  Larissa Viana é médica dermatologista.
Contato

Site: www.laviennegranjaviana.com.br

Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/laviennedermatologia

Instagram: https://www.instagram.com/laviennedermatologia

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCJpio3KCtvWtKYPTA2W7qbQ