5 simpatias de ano novo e porque elas são tão populares

Dicas

Mais um ano está prestes a terminar, e com ele, muitas emoções e lembranças vêm à tona. É nessa hora do ano que as pessoas mais têm pedidos e resoluções para a própria vida, e é aí que entram as simpatias. Mas o que são elas? Uma simpatia pode ser definida, basicamente, como rituais simbólicos para trazer sorte (ou evitar o azar). Além disso, muitas delas garantem a conquista do amor, atração de prosperidade, felicidade, entre muitas outras coisas boas. Por isso, nesse clima de renovação de energias, separamos aqui 5 simpatias populares de ano novo para você conhecer melhor, confira:

 

  • Pular 7 ondinhas 

Não é segredo que muitos dos brasileiros gostam de passar o ano novo no litoral, com os pés na areia e o barulho do mar. Uma das simpatias mais famosas do réveillon é a de pular ondinhas quando o relógio marca meia-noite, em que a maioria acredita que, a cada pulo, um desejo se realiza. O rito, originário da Umbanda, é uma homenagem a Iemanjá, considerada por muitos a Rainha do Mar, que realiza desejos. Por isso, pense bem no que quer para o ano que acaba de chegar, e faça seus pedidos enquanto pula as 7 ondas!

 

  • Acender velas

Alguns acreditam que as coisas ruins que ocorreram durante o ano ficam para trás quando se velas são acesas na virada do ano; enquanto outros as acendem para fazer pedidos para o próximo ano. De qualquer modo, acender velas no ano novo é uma simpatia muito comum para mentalizar boas vibrações e deixar as ruins irem embora junto com as chamas depois de apagadas.

 

  • Selecionar a cor da roupa íntima baseado no maior desejo para o ano

No réveillon, a maioria das pessoas usa roupa de cor branca, que simboliza paz, verdade, sabedoria e calma. Por isso, é muito comum que elas escolham uma cor diferente de roupa íntima para se usar durante a virada, acreditando que o ano trará o que esta significa. As mais comuns são: amarelo, para ter dinheiro e riqueza; rosa, que simboliza pureza e serve para obter felicidade no amor e afastar as energias negativas; vermelho, para ter um ano de muita paixão, força e energia; azul, que traz paz de espírito e segurança, tranquilidade, harmonia e saúde; verde, que simboliza esperança, equilíbrio e recomeço; laranja, que ajuda nas conquistas pessoais e profissionais; violeta, que representa inspiração, imaginação e estabilidade. A roupa em si, às vezes, nem importa tanto quanto a roupa íntima, afinal, é ela que, segundo a tradição, atrai aquilo que queremos para o ano que está começando.

 

  • Comer lentilha

A lentilha é um alimento rico em fibras, carboidratos, zinco, ferro e vitamina B. É um alimento que cresce quando cozido, e por isso acredita-se que você também crescerá como pessoa e como profissional ao ingeri-lo. Algumas pessoas também acreditam que, por seu grão ter um tom dourado, lembrando moedas, se comermos lentilha, não faltará dinheiro nas carteiras e contas bancárias. A origem desta superstição é italiana e foi trazida para o Brasil pelos imigrantes, que diziam que uma colher de sopa desse ingrediente é o suficiente para que o seu ano seja repleto de muita fartura.

 

  • Cumprimentar pessoas com uma moeda na mão

Esse ritual era praticado pelos romanos e deve ser feito após a meia noite, no dia 1 de Janeiro, onde você deve ter uma moeda de 1 real na mão e cumprimentar as pessoas durante a virada com essa mesma mão, e ao mesmo tempo que o fizer, mentalizar sorte e prosperidade tanto para si mesmo quanto para a pessoa que está cumprimentando. Assim, acredita-se que ambos ganharão bastante dinheiro no ano que está prestes a começar.

 

   Redação TV Catia Fonseca