5 alimentos que ajudam manter o apetite e a nutrição durante o tratamento do câncer com Roseli Ueno

Nutrição

A nutrição é fundamental durante o tratamento do câncer para colaborar na reabilitação e no tratamento. É preciso comer alimentos variados de forma equilibrada e fracionada. Escolha alimentos com higiene e procedência segura e que não coloque em risco sua saúde.

VEJA TAMBÉM: Nódulo de tireoide e disfunções tireoidianas com Dra. Rosália Padovani

1 – Alimentos “secos”: torradas, biscoito água e sal, polvilhos podem aliviar os momentos de náusea

2 – Purê de frutas, legumes (cenoura, abóbora), batata, batata doce, inhame, mandioquinha, mandioca: são mais fáceis de serem mastigados e engolidos quando a pessoa tem dor de garganta ou dificuldade de engolir. Assim como ovos mexidos, frango desfiado, carne moída.

3 – Suplementos nutricionais: muitas vezes a dificuldade de comer ou a falta de apetite pode levar a um estado de desnutrição, vale investir na suplementação para garantir a ingestão de todos nutrientes.

4 – Alimentos crus: devem ser evitados, pois podem oferecer contaminação. Frutas de casca grossa como melão, melancia é uma opção (retirar a casca). Dependendo do caso, se a imunidade estiver comprometida somente frutas cozidas. Evite saladas cruas.

5 – Cardápio: deve ser variado e sempre com alimentos que goste, pois ajudará a ter melhor aceitação.
Não deixe de alimentar. Pesquise, procure sempre alimentos que colaborem na melhora do estado clínico, proporcionem paladar agradável (porque pode haver alteração do sabor durante o tratamento) e nutram.

 

  Roseli Ueno Ninomiya é nutricionista

Redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/roseli.uenoninomiya
Instagram: https://www.instagram.com/roseli_ueno
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCfUWXaq-r5ED7x1cyyD_DIw